Dicas de saúde

Vida Saudável

Veja 10 alimentos indicados para consumirmos no verão

Publicado em 13/12/2021 às 14:53

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2

Texto: www.conquistesuavida.com.br

Sol, praia, mar, sombra, água fresca, natureza e atividades ao ar livre… É tudo o que muita gente deseja quando acorda em um lindo dia de verão, não é mesmo? E, para aproveitar o melhor dessa estação, é preciso ter uma alimentação saudável, com ingredientes que garantam ânimo, disposição e energia para driblar o forte calor da época. Sendo assim, a nutricionista Carine Rodrigues listou 10 alimentos indicados para o seu bem-estar durante esse período.

O verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 20 de março de 2022. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o mais importante nesse período é manter o corpo hidratado, com bastante líquido e alimentos que ajudem a manter o organismo equilibrado e com os nutrientes necessários para o bem-estar:

“No verão, a temperatura sobe e, para tentar regular a temperatura corporal, o nosso organismo aciona mecanismos como, por exemplo, aumento da produção de suor, para tentar regular a temperatura interna. Devido ao aumento da transpiração, eliminamos muita água e minerais, que devem ser repostos para evitar a desidratação. Além da hidratação, também é essencial investir em alimentos que reponham esses nutrientes perdidos por meio do suor e dar preferência por refeições de fácil digestão”, analisa a profissional.

O que ingerir durante o verão?

Água de coco – Carine destaca que a bebida é perfeita para hidratar, repor a água e para aumentar os níveis de potássio no corpo, visto que esse mineral é perdido durante a transpiração intensa.

Melão – Essa fruta refrescante, além de ajudar na hidratação por ter muita água em sua composição, também contém a zeaxantina, que é um tipo de carotenoide, que protege os olhos da radiação solar. O melão pode ser acrescido em saladas, de folhas ou frutas, em forma de sucos ou consumido em sua forma natural.

Abacaxi – Essa fruta refrescante vai ajudar a aliviar o calor excessivo nos dias mais quentes e vai ajudar a manter o corpo mais hidratado. O abacaxi também é fonte de vitaminas e minerais que garantem o equilíbrio do corpo e impedem o desenvolvimento de doenças, além de gripes e resfriados.

Alface – Perfeita para uma salada refrescante como refeição principal, as folhas de alface são de fácil digestão e também possuem minerais como fósforo e potássio, ajudando a equilibrar o organismo e fazer com que ele funcione da maneira correta.

Cenoura – Perfeita para tornar o bronzeado mais duradouro e natural, a cenoura é uma fonte riquíssima de betacaroteno, um poderoso agente antioxidante que estimula a melanina, protege a pele e ainda retarda o envelhecimento precoce das células, impedindo o desenvolvimento de rugas e marcas de expressão.

Chás gelados – Limão, hortelã, chá preto, mate… A variedade pode ser infinita dessas bebidas, basta você escolher seu sabor preferido e degustar. Essas bebidas são energizantes, ajudando a melhorar na disposição que acaba ficando baixa devido ao calor excessivo. Os chás também podem ser preparados com sucos de frutas, formando um delicioso suchá, saudável e refrescante.

Couve – A couve é um dos vegetais verdes escuros mais indicados para consumo. Além de possuir pouquíssimas calorias, o alimento contém fibras alimentares que ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na digestão. Fonte de minerais como ferro, potássio e fósforo, as folhas ajudam a repor os nutrientes que são perdidos no suor.

Peixes – Os mais variados tipos de peixe, como salmão, tilápia, bacalhau, atum, sardinha, etc, são também boas fontes de proteínas para o organismo, bem como de gorduras boas, como o ômega 3, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e para o coração.

Ovo – Para quem gosta de evitar o consumo de carnes no verão, os ovos se tornam alternativas para aumentar a ingestão de proteínas nas principais refeições. Também é indicado para o café da manhã e lanches alternativos. Rico em vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K, o alimento ajuda na síntese dos músculos e também protege o sistema imunológico.

Laranja – Rica em vitamina C, esse nutriente torna a laranja um potente antioxidante, que ajudar a combater os radicais livres produzidos durante alguma atividade física feita ao ar livre, por exemplo.

Veja também

© 01/09/2021/Rovena Rosa/Agência  Brasil

Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos

© Érico Filipe/EBC

Queiroga diz que prioridade é ampliar vacinação contra covid-19

© Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Eliminatórias: Brasil inicia preparação para jogo contra Equador

© Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil

STF determina prisão domiciliar para Roberto Jefferson

114082

Bolsonaro troca social por eleitoral no Orçamento, dizem especialistas

© Tony Heff

Surfe: Medina anuncia que não disputará 1ª etapa do Circuito Mundial

© REUTERS/Alberto Lingria/direitos reservados

Técnico Roberto Mancini convoca brasileiros para a seleção Italiana

© Matsui Mikihito/CPB/Direitos Reservados

Coluna – Pandemia ainda desafia planejamento do ciclo paralímpico

Últimos artigos de Vida Saudável

Doze alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Veja 10 alimentos indicados para consumirmos no verão

OBESIDADE, CIGARRO E CARNE VERMELHA AUMENTAM O RISCO DE CÂNCER DE INTESTINO

Câncer silencioso atinge os ossos de crianças e adolescentes

Alimentos saudáveis aumentam os níveis de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade