Dicas de saúde

Vida Saudável

Veja 10 alimentos indicados para consumirmos no verão

Publicado em 13/12/2021 às 14:53

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2

Texto: www.conquistesuavida.com.br

Sol, praia, mar, sombra, água fresca, natureza e atividades ao ar livre… É tudo o que muita gente deseja quando acorda em um lindo dia de verão, não é mesmo? E, para aproveitar o melhor dessa estação, é preciso ter uma alimentação saudável, com ingredientes que garantam ânimo, disposição e energia para driblar o forte calor da época. Sendo assim, a nutricionista Carine Rodrigues listou 10 alimentos indicados para o seu bem-estar durante esse período.

O verão começa no dia 21 de dezembro e se estende até o dia 20 de março de 2022. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, o mais importante nesse período é manter o corpo hidratado, com bastante líquido e alimentos que ajudem a manter o organismo equilibrado e com os nutrientes necessários para o bem-estar:

“No verão, a temperatura sobe e, para tentar regular a temperatura corporal, o nosso organismo aciona mecanismos como, por exemplo, aumento da produção de suor, para tentar regular a temperatura interna. Devido ao aumento da transpiração, eliminamos muita água e minerais, que devem ser repostos para evitar a desidratação. Além da hidratação, também é essencial investir em alimentos que reponham esses nutrientes perdidos por meio do suor e dar preferência por refeições de fácil digestão”, analisa a profissional.

O que ingerir durante o verão?

Água de coco – Carine destaca que a bebida é perfeita para hidratar, repor a água e para aumentar os níveis de potássio no corpo, visto que esse mineral é perdido durante a transpiração intensa.

Melão – Essa fruta refrescante, além de ajudar na hidratação por ter muita água em sua composição, também contém a zeaxantina, que é um tipo de carotenoide, que protege os olhos da radiação solar. O melão pode ser acrescido em saladas, de folhas ou frutas, em forma de sucos ou consumido em sua forma natural.

Abacaxi – Essa fruta refrescante vai ajudar a aliviar o calor excessivo nos dias mais quentes e vai ajudar a manter o corpo mais hidratado. O abacaxi também é fonte de vitaminas e minerais que garantem o equilíbrio do corpo e impedem o desenvolvimento de doenças, além de gripes e resfriados.

Alface – Perfeita para uma salada refrescante como refeição principal, as folhas de alface são de fácil digestão e também possuem minerais como fósforo e potássio, ajudando a equilibrar o organismo e fazer com que ele funcione da maneira correta.

Cenoura – Perfeita para tornar o bronzeado mais duradouro e natural, a cenoura é uma fonte riquíssima de betacaroteno, um poderoso agente antioxidante que estimula a melanina, protege a pele e ainda retarda o envelhecimento precoce das células, impedindo o desenvolvimento de rugas e marcas de expressão.

Chás gelados – Limão, hortelã, chá preto, mate… A variedade pode ser infinita dessas bebidas, basta você escolher seu sabor preferido e degustar. Essas bebidas são energizantes, ajudando a melhorar na disposição que acaba ficando baixa devido ao calor excessivo. Os chás também podem ser preparados com sucos de frutas, formando um delicioso suchá, saudável e refrescante.

Couve – A couve é um dos vegetais verdes escuros mais indicados para consumo. Além de possuir pouquíssimas calorias, o alimento contém fibras alimentares que ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na digestão. Fonte de minerais como ferro, potássio e fósforo, as folhas ajudam a repor os nutrientes que são perdidos no suor.

Peixes – Os mais variados tipos de peixe, como salmão, tilápia, bacalhau, atum, sardinha, etc, são também boas fontes de proteínas para o organismo, bem como de gorduras boas, como o ômega 3, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central e para o coração.

Ovo – Para quem gosta de evitar o consumo de carnes no verão, os ovos se tornam alternativas para aumentar a ingestão de proteínas nas principais refeições. Também é indicado para o café da manhã e lanches alternativos. Rico em vitaminas A, do complexo B, C, D, E e K, o alimento ajuda na síntese dos músculos e também protege o sistema imunológico.

Laranja – Rica em vitamina C, esse nutriente torna a laranja um potente antioxidante, que ajudar a combater os radicais livres produzidos durante alguma atividade física feita ao ar livre, por exemplo.

Veja também

Concurso-de-Qualidade-de-Amendoas-de-Cacau-Capixaba-chega-a-etapa-de-visita-das-propriedades

Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba chega à etapa de visita das propriedades

Festa-de-Rodeio-de-Venda-Nova-do-Imigrante-tera-sorteio-de-R-100-mil-beneficente-ao-Hospital-Padre-Maximo-1

Festa de Rodeio de Venda Nova do Imigrante terá sorteio de R$ 100 mil beneficente ao Hospital Padre Máximo 

Festuris-Gramado-tera-participacao-da-Argentina-1

Festuris Gramado terá participação da Argentina

desfile-de-natal-natal-luz-gramado-3

Decoração da próxima edição do Natal Luz já toma os primeiros contornos em Gramado

Ruas-de-Marechal-Floriano-ganham-novas-placas-com-identificacoes

Ruas de Marechal Floriano ganham novas placas com identificações

Noite-Alema-sera-no-proximo-sabado-13-em-Marechal-Floriano-1

Noite Alemã será no próximo sábado (13) em Marechal Floriano

Criancas-arrombam-porta-de-escola-e-deixam-rastro-de-destruicao-em-Santa-Maria-de-Jetiba

Crianças arrombam porta de escola e deixam rastro de destruição em Santa Maria de Jetibá

Policia-interdita-fabrica-que-comercializava-cafe-irregular-no-Espirito-Santo

Polícia interdita fábrica que comercializava café irregular no Espírito Santo

Últimos artigos de Vida Saudável

Dia mundial do transtorno bipolar chama atenção para doença que atinge milhões de pessoas no mundo

Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PODE EVITAR COMPLICAÇÕES DURANTE A GRAVIDEZ

Doze alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Veja 10 alimentos indicados para consumirmos no verão