Após mina da Braskem em Maceió se movimentar mais de 1 metro em 48 horas prefeito se reuniu com bancada para preservar vidas

Publicado em 01/12/2023 às 10:09

Compartilhe

brasil-01-12-Itawi-Albuquerque-Secom-Maceio

Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, se reuniu nesta quinta-feira (30) com a bancada federal para tratar do risco iminente de colapso na mina 18 da Braskem, localizada na região do Mutange. Durante a reunião, o gestor da capital atualizou os deputados sobre o que o Município tem feito para garantir a segurança dos maceioenses que residem na região.

JHC também destacou que este é um momento de união entre as instituições, que a Prefeitura de Maceió tem dado todas as respostas e revelou que telefonou para o governador Paulo Dantas e foi informado que ele estava em trânsito.

“Esse é um momento de união, é um momento de preservar vidas. Depois do nosso plano de contingência já houve evacuação das pessoas e é importante dizer que não podemos cair em fake news. O mais importante é o trabalho preventivo, mas a cidade está preparada. Estamos acompanhando todas as atualizações que medem os tipos de afundamento, e as pessoas que estão nas bordas da nossa cidade estão sendo acompanhadas”, explicou JHC.

O prefeito disse ainda que o sentimento é de trabalho, e não partidário. “Não vou me omitir como outras gestões fizeram, que nunca sentaram para resolver a irresponsabilidade da Braskem, e perto das eleições sentaram juntos para fazer politicagem. O que posso fazer daqui para frente estou fazendo, porque aqui não tem sentimento partidário, mas sim a nobreza de ajudar e socorrer as pessoas que estão precisando. A minha parte enquanto gestor eu vou fazer, e tenho certeza que vou contar com o apoio do governo federal, governo estadual e com as instituições sérias do nosso país”, disse.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, esteve na reunião e afirmou que tem unido esforços com instituições federais para acompanhar e preservar vidas em Maceió.

“Fomos informados pela Prefeitura sobre a situação e prontamente entramos em contato com os órgãos federais que podem prestar socorro para estados e municípios em situações como essa. Entramos em contato com o presidente para incluir Maceió num plano de contigẽncia com novas habitações. E agora o foco é fazer acompanhamento e preservar vidas. Quem tiver de pagar pelo errado, pagará. Estamos trabalhando para tudo que possa vir acontecer”, disse o deputado.

Também participaram da reunião os deputados federais Marx Beltrão, Alfredo Gaspar, Fábio Costa, e os vereadores Leonardo Dias, Rodolfo Barros, Silvania Barbosa, Galba Neto, João Catunda, Cal Moreira, Brivaldo Marques e Fábio Rogério, que se colocaram à disposição da Prefeitura de Maceió.

Ações preventivas – A Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias e criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação dos últimos sismos que se intensificaram e agravaram o quadro na região já desocupada, próximo ao antigo campo do CSA.

O funcionamento do Gabinete de Crise será permanente no sentido de monitorar a área afetada pela tragédia e tomar todas as providências para salvar vidas. Todos os dias o Gabinete de Crise irá manter comunicação direta com a população e a imprensa de Maceió, publicando boletins atualizados sobre o assunto.

O gabinete, criado em caráter de urgência, está atuando como uma grande força-tarefa para atendimento e mitigação dos transtornos das dezenas de famílias afetadas pelo desastre ambiental.

Entre as ações, destaque para a retirada preventiva das famílias das áreas de risco, nas regiões do Mutange e Bom Parto.

Para atendimento ao público, a Prefeitura reforçou equipes de limpeza e manutenção em escolas, que serão temporariamente utilizadas como alojamento.

Fonte: Prefeitura Maceió

Veja também

geral-15-04-ft-GOV-FAB

FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

arroz

Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz