Dicas de saúde

Vida Saudável

Alimentos saudáveis aumentam os níveis de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade

Publicado em 13/05/2021 às 14:18

Compartilhe

Com a pergunta “Você já ouviu falar em serotonina?”, a nova animação da Yakult no canal www.youtube.com/yakultbrasil visa orientar os internautas sobre a importância desse neurotransmissor conhecido como ‘hormônio da felicidade’, pois é o responsável pela regulação de humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, memória, funções cognitivas, sensibilidade e temperatura corporal. Portanto, ter a serotonina em equilíbrio é fundamental para uma vida mais feliz.

A serotonina atua no cérebro e é a responsável por estabelecer a comunicação entre as células nervosas. A deficiência desta molécula pode causar ansiedade, dificuldade para dormir, alterações no humor e nas emoções e até mesmo depressão, entre outros problemas. O que poucos sabem, no entanto, é que 90% da produção de serotonina ocorre no intestino. Por esse motivo, é importante manter o bom funcionamento desse órgão fundamental à saúde e à vida.

Cientistas da Yakult e de vários centros de pesquisa ao redor do planeta vêm demonstrando, há mais de 80 anos, que é possível melhorar o equilíbrio da microbiota intestinal com o consumo diário de probióticos como o Lactobacillus casei Shirota, cepa exclusiva da Yakult presente nos leites fermentados da marca: Leite Fermentado Yakult, para toda a família; Yakult 40, dirigido ao público adulto com vida agitada ou idade avançada; e Yakult 40 light, para o consumidor que leva uma vida moderna e se preocupa com o menor consumo de calorias. O probiótico também está presente no Sofyl, que é um Leite Fermentado da Yakult com uma consistência diferente.

Além disso, é possível aumentar a produção de serotonina no organismo através da ingestão de alimentos como banana, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados. Tomar sol por alguns minutos diariamente e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividade física, também ajudam a manter a serotonina em níveis adequados.

Link para o YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=moe-ij1tNhY

Outras animações

Visando orientar o internauta que se preocupa em ter uma vida mais saudável, a Yakult mantém outras animações disponíveis no canal www.youtube.com/yakultbrasil. O vídeo sobre a importância dos exercícios físicos lembra que, para manter a saúde, o hábito deve estar presente no dia a dia de pessoas de todas as idades, pois os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento dos músculos e ossos, na prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas, além de fazerem bem para a saúde mental e intestinal. Também é importante aliar atividade física a uma dieta equilibrada, composta de frutas, legumes, verduras, grãos e alimentos com probióticos – como os leites fermentados com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota. Para quem gosta de atividade física aliada ao consumo menor de calorias, a opção é o Yakult 40 light. A escolha correta da atividade física é outro ponto importante, pois o exercício deve transmitir sensação de prazer, estar adaptado à rotina da pessoa e ser praticado com equilíbrio e respeito às limitações do próprio corpo. Antes de iniciar qualquer atividade física é fundamental procurar um profissional para avaliar a saúde e condição física.

Outra animação mostra que, para preservar o funcionamento do sistema imunológico, é importante manter a microbiota intestinal em equilíbrio. O vídeo também explica que o frasco de Yakult tem a quantidade ideal – 80 gramas – porque os probióticos colonizam temporariamente os intestinos, deixando de serem detectados alguns dias depois de o consumo ser interrompido e, por esse motivo, o Leite Fermentado Yakult deve ser consumido diariamente. Isso ocorre porque, da mesma forma que a pele é renovada e o cabelo e as unhas crescem, a camada de proteção dos intestinos sofre um processo de descamação e renovação periódica. Assim, quando essa camada é eliminada pelas fezes, as bactérias que compõem a microbiota intestinal também são eliminadas, inclusive os probióticos.

O vídeo ‘Probióticos e idade avançada’ mostra que os idosos apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo como, por exemplo, a alteração na motilidade intestinal, que são os movimentos realizados pelos intestinos com o objetivo de expelir o bolo fecal. O filme também explica que o sistema digestivo dos idosos precisa de atenção e cuidados, pois as alterações naturais que ocorrem ao longo da vida podem ocasionar a proliferação de bactérias nocivas causando um desequilíbrio da microbiota intestinal, reduzindo a capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, levando à carência de vitaminas. Além disso, essas alterações naturais facilitam o surgimento de doenças do trato gastrointestinal, entre as quais a constipação.

Já a animação ‘Prevenir é melhor que remediar’, lembra que, quando a doença se instala, leva a gastos elevados com medicamentos, traz perda de qualidade de vida e causa prejuízos pessoais e profissionais. O vídeo também reforça que, além de os nutrientes indispensáveis à vida serem absorvidos pelo intestino, é no órgão que se concentram aproximadamente 70% das células de defesa do corpo humano. Assim, o bom funcionamento do intestino permite desfrutar uma vida mais longa e saudável.

 

Veja também

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos-2

Sargento aposentado da PM cai de escada em casa e é atendido pelo Samu

Municipios-ampliam-vacinacao-contra-a-Covid-19-para-tres-turnos

Municípios ampliam vacinação contra a Covid-19 para três turnos

Comunidade-de-Marechal-Floriano-tera-mais-esgotos-tratados-2

Comunidade de Marechal Floriano terá mais esgotos tratados

Aplicativo-dinamiza-aulas-de-Projeto-de-Vida-em-escola-de-Domingos-Martins

Aplicativo dinamiza aulas de Projeto de Vida em escola de Domingos Martins

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-15.14.32

Estado recebe mais de 150 mil doses da Fiocruz para segundas doses

PEPCV-Karol-Gazoni-Iema-1

Parques estaduais estarão abertos para visitação nesta semana

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-09.23.40

Trânsito intenso causa engavetamento entre três carros na BR-262

WhatsApp-Image-2021-06-21-at-11.35.36-3

Carros antigos serão expostos em Araguaya no mês de julho

Ultimos artigos de Vida Saudável

Alimentos saudáveis aumentam os níveis de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade

A importância da sustentabilidade empresarial na estética

Os efeitos da pandemia, consequentemente do isolamento, para crianças e adolescentes

A importância de se manter ativo na quarentena

Como fazer exercícios poderosos na sala de casa, sem nenhum acessório?