VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

A influência da alimentação na produtividade de colaboradores

Publicado em 27/02/2020 às 11:44

Compartilhe

Qual a relação de uma alimentação saudável e a produtividade e desempenho do colaborador em seu ambiente de trabalho? A relação entre eles é muito grande e importante e vale ser destacada.

Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho mostrou que ter uma alimentação inadequada e pesada na empresa pode reduzir em até 20% a produtividade dos colaboradores, prejudicando assim a sua eficiência e desempenho.

Ter uma alimentação pesada e de má qualidade pode causar uma séria de problemas como indisposição, fadiga, má digestão, além de causar diversos danos à saúde mental e física dos indivíduos. Para a nutricionista da Tryx Food, empresa especializada em refeições coletivas, Ana Khnouri, é preciso saber balancear para evitar certos problemas,”O excesso de frituras e consumo exagerado de gorduras vai fazer com que o indivíduo demore muito mais para fazer a digestão causando sonolência e o deixando com o raciocínio lento.”

Para evitar esse tipo de problema, a ideia é implementar um serviço de refeições coletivas especializado que conta com um nutricionista exclusivo que irá disponibilizar para seus colaboradores uma alimentação saudável e equilibrada.

Esse acompanhamento nutricional será necessário para que o organismo dos colaboradores processe melhor os nutrientes recebidos e forneça a quantidade de energia ideal para a realização de suas tarefas diárias.

É bastante normal os donos de empresas pensarem na produtividade como um nível pessoal. Infelizmente no País, menos da metade das empresas incentiva os colaboradores a ter uma alimentação saudável, de acordo com uma pesquisa realizada em 2015. Porém, manter uma boa alimentação é de extrema importância para ter um colaborador ativo e muito mais eficiente. Além de ser essencial para melhorar em sua eficácia, raciocínio, disposição, concentração, memória e humor.

Um dos principais pontos para a baixa na produtividade do trabalhador é ter uma saúde ruim, por isso, optar por um cardápio equilibrado e rico em nutrientes pode ser a solução para muitos problemas.

Benefícios de ter uma boa alimentação no trabalho

Aumento na concentração

Alguns alimentos possuem em sua composição nutrientes que são capazes de maximizar a concentração e memória das pessoas, assim como o peixe é rico em ômega-3 e as castanhas, que ajudam a manter o cérebro ativo. Ao ingerir esse tipo de alimento em suas refeições diárias, o indivíduo irá desenvolver maior concentração, garantindo assim maior eficácia em suas funções.

Melhora no humor

Ter uma alimentação saudável e equilibrada pode ser bastante importante na melhora do humor. Isso por que, se todos os nutrientes são ingeridos da forma correta, ele irá liberar hormônios que deixam as pessoas muito mais felizes. Desta forma, um colaborador que tem uma boa alimentação, com certeza será muito mais produtivo, atento e feliz.

Aumento na produtividade

É sabido que quando as pessoas estão bem alimentadas, vivem muito melhor, e dentro do ambiente de trabalho isso não é diferente.

Quando se come na hora certa e da forma correta, a sensação de saciedade dura muito mais e não causa aquela sensação de sonolência e cansaço. Por isso, ter uma alimentação adequada traz maior disposição e motivação para o desempenho das tarefas do dia a dia, aumentando assim a produtividade do colaborador.

Redução das faltas

Disponibilizar uma alimentação saudável para os colaboradores evita que o mesmo fique doente com frequência ou tenha algum problema relacionado ao sistema digestivo, reduzindo drasticamente as faltas e atestados médicos.

Um profissional com uma boa alimentação tende a ficar muito menos doente. Logo, ele será muito mais produtivo e eficiente no desenvolvimento de suas tarefas. Ana ainda reforçou que “um indivídio bem nutrido tem mais disposição, adoece menos e fica com o raciocínio mais ágil, fortalecendo os ossos e aumentando a sua longividade. Diminuindo assim o seu afastamento por doenças.”

Como disponibilizar uma boa alimentação para seus colaboradores?

Para que as empresas mantenham a boa saúde dos colaboradores e também a sua alta produtividade, vale investir em uma alimentação saudável incorporando e oferecendo alimentação no próprio ambiente de trabalho com o acompanhamento de um nutricionista.

Esse profissional será responsável por desenvolver o cardápio diferenciado para que os colaboradores apenas consumam os nutrientes e vitaminas necessários e ideais para obter uma dieta balanceada e adequada.

Contudo, é preciso que a empresa implemente um serviço interno de refeições coletivas especializado para atender os colaboradores e conseguir transformar a rotina, a satisfação e os resultados do seu negócio. Caso a empresa não possua o espaço adequado para a implantação de um restaurante corporativo interno, ela também pode trabalhar com refeições transportadas atendendo com excelência e qualidade as necessidades de todos.

Para saber o que é necessário para implementar um restaurante corporativo, basta acessar www.tryx.com.br e entrar em contato com os consultores.

Veja também

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

Últimos artigos de Vida Saudável

Gestantes têm até quatro vezes mais chances de desenvolver quadros graves da Dengue

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

Cirurgião da coluna vertebral alerta sobre os perigos do uso descontrolado de opióides

Nutricionista ensina receitas saudáveis para as ceias de Natal e Ano Novo

Cuidados com a saúde das crianças no verão