VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

A importância da sustentabilidade empresarial na estética

Publicado em 26/01/2021 às 12:39

Compartilhe

As principais marcas consumidas atualmente são amigas do meio ambiente? Cada vez mais, essa pergunta é repetida no dia a dia. Essa exigência crescente do público tem afetado todas as áreas, sobretudo a estética, que passa a apostar em cosméticos e produtos mais sustentáveis e que protegem os animais. Mas será que as pessoas sabem que, além desses itens, a escolha dos tratamentos estéticos também pode ser mais cautelosa, visando um menor impacto no planeta? Um exemplo é a Adoxy, especializada em equipamentos eletromédicos e estéticos. A empresa mostra que é possível aliar a tecnologia estética à sustentabilidade empresarial.

Sustentabilidade empresarial e estética

Então por que toda essa preocupação sobre a sustentabilidade empresarial é importante, sobretudo na estética? Primeiramente, dados da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International mostram que o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de produtos de beleza e higiene.

No entanto, instituições de proteção ambiental de todo mundo alertam para o fato de que a produção de cosméticos utiliza milhares de produtos considerados poluentes. Além disso, há a preocupação da geração excessiva de plástico que vai para o meio ambiente.

Por outro lado, além da opção por empresas com políticas sustentáveis, a escolha dos tratamentos estéticos também pode ser feita visando uma melhor proteção ao planeta. Ao passo que, inegavelmente, o descarte de lixo eletrônico –gerado durante a produção dos aparelhos que realizam os tratamentos – é outro grande problema no país.

Afinal, os números falam por si só: segundo o Global E-Waste Monitor 2020, da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas em 2019, foram 2.143 toneladas descartadas. Isto é, mais de 10 kg por habitante. Por consequência, de acordo com o ranking, o Brasil está na quinta posição entre os países campeões na geração desses resíduos.

Sustentabilidade empresarial e tratamentos estéticos

Assim sendo, a sustentabilidade empresarial na Adoxy começa com o descarte correto do lixo eletrônico. Ou seja: placas e outros componentes são armazenados e, posteriormente, destinados a uma cooperativa especializada. Por outro lado, os itens menores, como pilhas e baterias, são descartados junto ao próprio condomínio onde a empresa está situada, na cidade de Votorantim (SP), e encaminhados para uma central de tratamento específica mais tarde.

Além disso, há uma preocupação em aumentar o tempo de vida dos itens fabricados, preservando sua eficácia. Outra questão que, com efeito, enquadra-se na sustentabilidade empresarial. Deste modo, a Adoxy realiza um trabalho minucioso de análise de circuito das placas dos equipamentos, com o propósito de evitar uma condenação deste objeto, que ocorre, muitas vezes, pela falta deste cuidado, transformando empresas em ‘depósitos de lixo eletrônico’.

“Essa análise permite que o cliente tenha um baixo custo de manutenção, uma vez que só é realizado o conserto no componente que precisa ser reparado na placa. Há ainda uma economia, pois, desta forma, ele desembolsa apenas o pagamento de mão de obra, e não o de uma nova placa”, explica Carlos Eduardo Miranda, futurista da Adoxy.

Conceito plataforma

Além disso, Miranda cita o conceito de plataforma adotado pela empresa. Ou seja, ao invés da criação de novos equipamentos subsequentemente, eles são pensados de forma a receberem upgrades nas tecnologias, sem descartar a primeira. Desta forma, há um reflexo positivo tanto na economia, evitando o endividamento do setor com lançamentos que tornam os produtos antigos obsoletos; além de um impacto direto na quantidade de lixo eletrônico criado.

“Por exemplo, nosso primeiro produto, lançado em 2015, a plataforma de Criolipólise Asgard já recebeu quatro gerações novas de manípulos, sem a necessidade de o cliente ser forçado a trocar o seu equipamento, investindo muito menos na aquisição de acessórios. Desta forma, transformamos um equipamento de criolipólise em uma das mais completas plataformas de crioterapia do mundo”, explica.

Como saber se uma clínica é sustentável?

Abaixo, há três dicas de sustentabilidade empresarial que ajudam a identificar se a clínica frequentada é amiga do meio ambiente.

Menos papel. Prontuários e agendamentos devem ser feitos de modo digital.
Menos lixo. Diminuir a geração de resíduos e descartá-los de forma eficaz é fundamental.
Economia de água. Com o intuito de proteger o recurso mais importante do planeta, esta economia deve estar presente em toda rotina da clínica, desde a limpeza até a utilização de descargas mais sustentáveis.

 

Veja também

Foto: SESA

CRE Metropolitano realiza primeira ação de 2024 para reduzir tempo de espera em consultas e exames

Estado de Alerta sobre situação hídrica no Espírito Santo

Resolução da Agerh declara Estado de Alerta sobre situação hídrica no Espírito Santo

Dica-escarlatina

Casos de escarlatina faz Domingos Martins entrar em alerta

Casal é preso com mais de trezentos entorpecentes em Marechal Floriano

Casal é preso com mais de 360 entorpecentes em Marechal Floriano

geral 18-09 - ft freepik - previsão do tempo

Previsão de chuva é mantida nesta quarta-feira para o Espírito Santo

geral 18-09 - ft gov es - incendio bombeiros

Corpo de Bombeiros intensifica combate a incêndios florestais com Operação Saturação

esportes 18-09 - ft gov es - taekwondo

Atletas do Espírito Santo conquistam 12 medalhas no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo

MONTAGEM CAPA (1)

Festival Gastronômico Pedra Azul Gourmet tem mais de 60 pratos especiais

Últimos artigos de Vida Saudável

Doença do ombro congelado atinge mais pessoas entre 40 e 60 anos de idade

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

Homens 40+ sofrem com a queda na produção de testosterona

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Síndrome Miofascial tem afetado mais jovens pelo uso excessivo de tablet