VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Poluição e mudanças climáticas exigem cuidados com os olhos

Publicado em 07/06/2017 às 19:30

Compartilhe

Levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra um crescimento de 8% da poluição global em 2016. O estudo também registra que mais de 80% da população da área urbana está exposta a níveis de poluição acima do recomendado. Esse contato em excesso facilita o surgimento de problemas como o câncer de pulmão e outras doenças relacionadas. Além disso, as impurezas do ar podem gerar danos aos olhos – os órgãos externos mais frágeis do corpo.

Nesse contexto, Dr. Adelmo Jesus, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que quanto mais poluição, maior a possibilidade de contato com poeira e pequenas partículas, podendo desenvolver incômodos e lesões oculares. O especialista ainda esclarece que é possível ocorrer alterações na produção das secreções normais do olho. Dentro dessas modificações é comum surgirem incômodos como o terçol – pequeno furúnculo na região dos cílios – ou evoluir para lesões mais graves como o calázio – evolução do terçol. “Além disso, a síndrome do olho seco é comum, devido a alteração nas glândulas lacrimais”, acrescenta.

MudançasO médico alerta também para as alterações climáticas que interferem diretamente na saúde ocular. “As variações do clima modificam os mecanismos normais dos olhos. Por exemplo, quando o tempo está mais seco, a lubrificação ocular fica comprometida, causando ardência, vermelhidão e sensação de corpo estranho. Essa situação é menos comum quando estamos em estações climáticas mais úmidas”, explica.

No inverno, quando a temperatura e a umidade do ar geralmente são mais baixas, o cuidado com os olhos também deve estar presente. “No frio pode ocorrer a diminuição da produção de lágrimas e maior exposição ocular a organismos lesivos. Além disso, há a diminuição da sensibilidade, facilitando o aparecimento de lesões graves, como úlceras na córnea”, esclarece.

Dicas

Para cuidar bem da saúde dos olhos nos dias mais quentes e com maior exposição solar, Dr. Adelmo orienta sempre o uso de óculos escuros e proteções na cabeça – bonés e chapéus. Quando o clima estiver mais frio e seco, o conselho é não coçar os olhos e lavá-los com soro fisiológico, para lubrificá-los. “Qualquer sintoma ocular que o paciente sinta, um oftalmologista deve ser consultado para que as dúvidas sejam esclarecidas e a orientação e o tratamento corretos sejam realizados”, acrescenta.

Veja também

esportes-28-04-Foto-Erik-Araujo

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

geral-28-04-ft-MTE

Ministério do Trabalho e a luta por direitos das trabalhadoras domésticas

esportes-28-04-ft-Matchroom

Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

saude-28-04-ft-div-sesa

Primeira visita canina traz alegria e esperança a paciente do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”

brasil-27-04-Reproducao-Instagram-greve

Greve nas universidades federais ganha força e está prestes a completar um mês

saude-27-04-freepik-cancer-de-pele

Primeira vacina contra o câncer de pele é testada no Reino Unido

geral-27-04-foto-Edu-Andrade-Ascom-MGI

Governo sobe auxílio-alimentação de servidores federais para R$ 1 mil

esporte-27-04-ft-divu-futebol

Jogos da Copa Espírito Santo serão transmitidos ao vivo na TV aberta e internet

Últimos artigos de Vida Saudável

Gestantes têm até quatro vezes mais chances de desenvolver quadros graves da Dengue

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

Cirurgião da coluna vertebral alerta sobre os perigos do uso descontrolado de opióides

Nutricionista ensina receitas saudáveis para as ceias de Natal e Ano Novo

Cuidados com a saúde das crianças no verão