GASTRONOMIA

Gastronomia

Galinha d’angola à moda de Mario de Almeida…

Publicado em 05/09/2025 às 11:29

Compartilhe

COLUNA GATRONOMIA
Foto: Mario de Almeida

Participo de um grupo com 4 casais de amigos que se reúne mensalmente na casa de um deles, onde é oferecido um almoço ou jantar, preparado pelos anfitriões. Nessas ocasiões colocamos as conversas em dia, tomamos bons vinhos e saboreamos as delícias que são elaboradas.
Alguns meses atrás ficou combinado que um dos próximos menus seria preparado com galinha-d’angola, o que não é muito em comum aqui Domingos Martins, havendo uma certa dificuldade para encontrar e adquirir. Mas nossos anfitriões compraram 2 peças, congeladas, importadas de Santa Catarina, em um supermercado em Vila Velha.
E me perguntaram se eu prepararia! Na hora disse que sim, que seria um prazer e uma oportunidade, pois nunca havia cozinhado esta espécie de ave. E os acompanhamentos? Sugeri arroz branco, quiabos cozidos e uma farofa com algumas frutas, o que foi aprovado imediatamente!
No início da semana do evento, que seria um jantar no sábado, recebi os 2 pacotes, com as aves inteiras e limpas, sem os miúdos. Na antevéspera tirei-as do congelador, na tarde do outro dia cortei-as em pedaços e as temperei com sal, pimenta calabresa (bem pouco…), pasta caseira de alho e cebola, páprica, orange pepper e sumo de limão siciliano. Deixei marinando na geladeira até o dia seguinte, sábado.
Pela manhã fritei cada pedaço, na própria gordura da pele das aves, em uma panela de pressão pré-aquecida, até que todos ficassem dourados e deixassem aquele tostadinho no fundo da panela, onde estão os mais ricos sabores, e os reservei à parte. Depois de todas elas fritas, voltei tudo para a panela de pressão, adicionei uma lata de cerveja (473 ml) pilsen, o líquido da marinada e um copo de água fria. Tampei a panela e deixei cozinhando por 40 minutos depois que pegou pressão.
Enquanto isso descasquei e cortei em bastões 3 cenouras grandes e 4 cebolas médias, as quais parti ao meio cada uma. Passados os 40 minutos de cocção, tirei a pressão e abri a tampa, adicionei as cenouras e as cebolas e cozinhei por mais 10 minutos, com a panela fechada. Provei, então, o sal, o tempero e a textura da carne e dos legumes: tudo ok!
Durante esse tempo preparamos os quiabos: tiramos as extremidades e cortamos cada um em 3 partes. Cozinhamos com 2 colheres de sopa de sal grosso e 2 de vinagre branco e com uma xicara de água, por 10 minutos. Após esse tempo, escorremos e reservamos.
Paralelamente minha esposa colocou uma xícara de uvas passas escuras e sem caroço para hidratar, picou 2 maçãs com casca, 4 bananas da terra cruas e 250 g de bacon. Fritei o bacon, inicialmente, até ficar crocante, adicionei as bananas e as fritei até dourarem, em seguida os cubinhos de maçã e, finalmente, adicionei 3 colheres de sopa de manteiga, deixei-a derreter e coloquei 10 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada. Acrescentei as uvas passas já escorridas e mexi bem até homogeneizar, corrigi o sal (o bacon já é salgado…) e voilá, nossa deliciosa farofa estava prontinha!
Um pouco antes da hora do jantar acondicionamos adequadamente cada preparação e fomos para a casa dos anfitriões. Lá o arroz já estava pronto, o fogão à lenha devidamente aquecido e foi só colocar as panelas sobre ele, tomar uns goles dos vinhos, saborear uns aperitivos e “dar a largada” para o jantar. Os participantes se serviram, alguns repetiram e todos elogiaram: realmente tudo ficou delicioso!
Ainda deixamos um espaço para as sobremesas: cheesecake de morango e pudim de côco ma-ra-vi-lho-sos, além de goiabada cascão com queijo minas!
Para fechar “com chave de ouro”, foram servidos, ainda: vinho do Porto, licores e café!
E o melhor de tudo: a amizade que existe entre nós, os momentos agradáveis que passamos juntos, as histórias que ouvimos, as risadas. Tudo isto não tem preço!

Veja também

Projeto Pode Falar chega ao Meu SUS Digital e amplia acesso de jovens ao cuidado em saúde mental

Projeto Pode Falar chega ao Meu SUS Digital e amplia acesso de jovens ao cuidado em saúde mental

anvisa permite novos medicamentos

Anvisa registra cinco novos medicamentos à base de semaglutida

front-view-vegetable

Inverno exige mudanças no manejo para proteger hortaliças e pomares

Place flying in sunset sky

Espírito Santo terá primeiro voo direto para a Argentina em outubro

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

Últimos artigos de Gastronomia

Almôndegas ao sugo

Fraldinha grelhada 

Ovos “endiabrados”

Cubos de abóbora assados com molho ”Shoyu”

Lasanha de berinjela