GASTRONOMIA

Gastronomia

Polenta cremosa com abobrinha e gorgonzola

Publicado em 05/02/2025 às 16:05

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Eu e minha esposa fomos convidados para o almoço de sábado na casa de amigos e vizinhos do nosso Condomínio aqui em Domingos Martins. O prato principal seria “lombinho suíno ao molho de cerveja preta” que, por sinal, ficou delicioso, macio, com um molho saborosíssimo! Nota MIL!

Para acompanhar, nossa amiga e vizinha sugeriu que eu levasse uma polenta, que quase já virou tradição minha… Aceitei com muito bom grado e coloquei a cabeça para funcionar, pois queria servir algo um pouco diferente, digamos assim!

As pesquisas que realizei me indicaram várias opções, mas escolhi essa.

Anúncio

Comecei ralando, no ralo grosso, metade de uma abobrinha verde bem higienizada, daquelas redondinhas, com casca e tudo, e reservei.

Em seguida coloquei 1 litro de água numa panela, acendi o fogo e fui despejando meio quilo de polenta pré-cozida enquanto mexia com um fouet, para não deixar empelotar. Temperei com um pacotinho de “Sazon” legumes e deixei cozinhando tampada, em fogo baixo, até adquirir uma consistência cremosa (mais ou menos uns 10 minutos…).

Nesse momento adicionei a abobrinha ralada e deixei cozinhar por uns cinco minutos, sempre mexendo com o fouet. Coloquei, então, uma colher de sopa bem cheia de manteiga, continuei mexendo para homogeneizar bem e, aí, esfarelei 200 g de queijo gorgonzola na mistura, ainda mexendo para que se desmanchasse e incorporasse na polenta. Desliguei o fogo e deixei a panela dentro do forno, para não perder o calor.

Anúncio

Na hora de servir adicionei um pouquinho de água, verifiquei e corrigi o sal e levei para a mesa, de modo que cada convidado se servisse à vontade! A dupla “lombinho com polenta” fez muito sucesso! Rasparam o fundo da panela… Ótimo sinal!

Veja também

18626

Condenados por estupro e tráfico de drogas são presos em Marechal Floriano e Domingos Martins

capa

Livro resgata a trajetória de Domingos José Martins, patrono da liberdade capixaba

guacui

Governo do Estado inicia ciclo de Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2027

Vitoria-praia-Espirito-Santo-Julio-Huber

Turismo capixaba cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2026 e registra recorde no transporte aéreo

{B67EDAD2-B6EC-ECE0-ECDD-3E2E4BBBCDCB}

Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves confirma Simone Mendes como atração principal

Alecsandro Casassi_Recall de Marcas

Sicoob é a cooperativa mais lembrada pelos capixabas pelo 17º ano consecutivo

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Exponel Ouro reforça protagonismo da pecuária capixaba com genética de excelência e inovação tecnológica

Praça de Alimentação Fenecon

Fenecon 2026 espera movimentar R$ 15 milhões e receber 30 mil visitantes em Conceição do Castelo

Últimos artigos de Gastronomia

Ovos “endiabrados”

Cubos de abóbora assados com molho ”Shoyu”

Lasanha de berinjela

Spaghetti al ragu

Bolo de peixe