GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes

Publicado em 09/08/2024 às 11:33

Compartilhe

GATRONOMIA

Esta preparação é para ser servida como um petisco ou, talvez, até como uma entradinha.

Utilizei 500g de mortadela defumada fatiada finamente, 250g de ricota fresca já temperada com orégano, 100g de nozes picadinhas, uma colher de sopa de tempero pronto do Edu Guedes, azeite de oliva o bastante para dar “liga” e meia colher de chá de sal.

Foto: Mario de Almeida

Esfarelei toda a ricota, adicionei as nozes, o tempero, o sal e o azeite, fui misturando bem até ficar com uma consistência possível de gerar bolas firmes moldadas com uma colher pequena de servir sorvete.

Em cada fatia de mortadela, coloquei uma bola da ricota temperada, fechando-a cuidadosamente em forma de uma “trouxinha” com uma amarração feita com uma folha de “nirá”, um tipo de cebolinha japonesa (na falta, utilize cebolinha verde mesmo!). Na hora de amarrar, todo cuidado é pouco, pois qualquer esforço maior fará romper a folha!

Arrumei as “trouxinhas” numa travessa redonda e deixei-as na geladeira até a hora de servir. Fez sucesso!

Veja também

c7ce57c4-3ca3-44b5-a68b-9e4e44e7e8bb

Centrais sindicais criticam tarifa dos EUA e apontam risco à economia brasileira

café

Mulheres do agro capixaba ganham destaque na 5ª edição da ESX, em Vitória

lula-india-mc_abr_08072025-20

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

corpo_49000_Solene-para-entrega-da-Ordem-do-Merito-Domingos-Martins09072025KamylaPassos17

Ales homenageia 75 cidadãos em cerimônia especial

HQF_8752-1

Governo do ES premia 30 projetos de prevenção às drogas nas escolas por meio do Edital da Rede Abraço 2025

ABACAXI- FREEPIK

Pesquisa capixaba ajuda produtores de abacaxi a controlar floração e colher na época de melhor preço

CDT

Detran|ES passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos e dispensa firma reconhecida

Imagem do WhatsApp de 2025-07-09 à(s) 16.52.50_5813a06f

Empresária de Marechal Floriano tem caminhão incendiado por índios durante protesto

Últimos artigos de Gastronomia

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa

Filé de pescada na airfryer