GASTRONOMIA

Gastronomia

Receita de Caldo de pinto

Publicado em 19/04/2024 às 14:13

Compartilhe

GATRONOMIA-1

Eu me sinto um privilegiado, já declarei em outra publicação, por diversos motivos e, um deles, é fazer parte de uma Confraria de amigos de adolescência, há mais de 30 (isso mesmo, trinta!) anos! Nós somos dez amigos (entre engenheiros e médicos), com idades parecidas, que se conhecem desde os 17/ 18 anos de idade e se reúnem no sítio de um deles, em Domingos Martins, por um fim de semana 3 ou 4 vezes por ano. Os objetivos são: colocar as conversas em dia, já que não conseguimos fazer isto cotidianamente, cozinhar (aqueles que gostam e tem jeito…), degustar uns vinhos e as preparações gastronômicas geradas ali, jogar sinuca e bocha, tomar sauna e banho de piscina (quando o clima permite!), enfim, desfrutar de ótimos momentos junto com amigos muito queridos.

Os encontros funcionam da seguinte maneira: subimos na sexta-feira à tarde, um dos Confrades prepara o jantar, que saboreamos após a sauna e partidas de sinuca ou bocha, no sábado há um café da manhã, depois uma caminhada até o centro da cidade para realizar algumas compras, aí outro Confrade prepara o almoço, nos regalamos com sua preparação, depois uma soneca, à tardinha mais sauna, bocha ou sinuca e, finalmente, eu preparo uma sopa, pois é uma maneira de já iniciar a desaceleração para retornarmos aos nossos lares em Vitória no domingo de manhã!

No último, ocorrido neste mês de fevereiro próximo passado, a receita que escolhi foi a do “caldo de pinto”, substanciosa, simples e saborosa, com ingredientes fáceis de encontrar. Sou o responsável, ainda, de levar uma sobremesa, e nesta ocasião fiz um cuscuz de tapioca e coco coberta com leite condensado!

Para o caldo comecei com a compra, na feira livre que acontece em Campinho todos os sábados, de 1 kg de aipim manteiga já descascado, na barraca onde sou freguês há tempo. Também busquei na feira cebolinha verde, fresquinha, provavelmente plantada e colhida na região!

Comecei cozinhando o aipim em água salgada e adicionei a ela um cubinho de caldo de legumes. Quando ficou bem macio, retirei o “pavio” (aquela parte dura que fica no centro) e bati no liquidificador com a água do cozimento até formar um creme ralo. À parte refoguei no azeite, com um pouco de sal e uma colher de sopa de creme caseiro de alho e cebola, o conteúdo de um pacotinho com peito de frango desfiado, e reservei. Também à parte escaldei rodelas não muito finas de linguiça tipo “paio” e reservei.

Na hora de servir coloquei o creme de aipim numa panela grande e o aqueci, adicionei o frango desfiado, o paio e uma latinha de milho em conserva, misturei bem e, por cima de tudo, salpiquei uma boa porção de cebolinha verde picada, o que dá um sabor e um frescor inusitados. Durante o processo fatiei alguns pães franceses e torrei as fatias na misteira elétrica, para servir de acompanhamento. 

Encerrada mais uma partida de sinuca, foram abertas umas garrafas de vinho para comemorar a vitória de uma das duplas (quer dizer, todos comemoraram!), a sopa e as torradas foram dispostas sobre a mesa e todos se deliciaram, modéstia à parte, com esta preparação! Em seguida um sono reparador, pois merecemos! Até a próxima!

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

Últimos artigos de Gastronomia

Fraldinha “de colher”

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano

Batatas à moda libanesa