GASTRONOMIA

Gastronomia

Crumble de manga

Publicado em 17/03/2023 às 16:01

Compartilhe

padrão-gastronomia

Mais uma vez fui “estimulado” a levar uma sobremesa para o almoço de sábado na casa de um casal de amigos e vizinhos aqui de Domingos Martins, região serrana do Estado do Espírito Santo, onde moro com minha esposa.

Após uma pesquisa na internet resolvi que iríamos saborear um crumble, o qual já tinha produzido anteriormente e que, realmente, fica delicioso!

Crumble (numa tradução livre, do inglês, significa “esmigalhar”) é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com creme de leite, chantilly ou sorvete. 

O mais tradicional é de maçãs, mas eu resolvi aproveitar uma fruta da época e preparei com mangas. Nesta época do ano elas estão muito doces, saborosas e suculentas! Utilizei as da variedade “Palmer”.

Como seriam umas 12 pessoas participando do evento, escolhi 6 unidades maduras. Lavei-as bem, descasquei-as e retirei suas polpas, cortando-as em cubos de, aproximadamente, 4 cm de lado. Como elas iriam assar no forno, junto com a massa, não havia necessidade de qualquer cozimento prévio. Espalhei os cubos numa assadeira de porcelana, untada com um pouco de manteiga sem sal, espremi um limão sobre eles e polvilhei um pouco de canela em pó.

Em seguida comecei a fazer a cobertura: misturei numa tigela 1 ½ xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de aveia em flocos grandes, 1 colher de sopa de canela em pó e 200 g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos. Aí coloquei, literalmente, “a mão na massa”: esmigalhei manualmente, conforme a palavra inglesa, todos os ingredientes, até que a mistura ficou homogênea e com alguns pedaços pequenos de manteiga visíveis.

Esta cobertura foi devidamente espalhada sobre as mangas e a travessa levada ao forno pré-aquecido a 200 ° até que ficou dourada e crocante, mais ou menos uns 20 minutos. Retirei-a e deixei esfriar. 

O ideal é servi-lo morno e, se for o caso, aqueça-o por uns 5 minutos antes de levar à mesa. Para acompanhar levei também um pote de sorvete de creme, cuja combinação foi um sucesso!

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Últimos artigos de Gastronomia

Conserva de gengibre

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet