13º salário do Bolsa Família será pago neste ano com o Auxílio Brasil?

Publicado em 18/11/2021 às 12:21

Compartilhe

105706


source
Descubra se irá receber o 13º do Bolsa Família com o Auxílio Brasil
Agência Brasil

Descubra se irá receber o 13º do Bolsa Família com o Auxílio Brasil

Promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o 13º salário do Bolsa Família também não deve ser pago neste ano. Em 2019, os beneficiários do programa receberam o abono como parte da Medida Provisória 898/1, que determinava o pagamento apenas em dezembro daquele ano. No ano passado, no entanto, isso não aconteceu, e o mesmo deve se repetir em 2021.

Na ocasião em que a MP foi aprovada, o relator da matéria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propôs o pagamento do benefício extra todos os anos e o estendeu também para quem recebia o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, apesar de ter sido aprovada em comissão especial, a proposta não foi votada nos plenários da Câmara e do Senado até a data de sua validade.

Em 2020, Bolsonaro disse que o não pagamento da 13º parcela do Bolsa Família era culpa do então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Você está reclamando do 13º do Bolsa Família, que não teve. Sabia que não teve este ano? Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP“, disse ele em uma live no Facebook.

Maia, então, rebateu a acusação e ainda chamou o presidente de “mentiroso”. “Ontem, fiquei muito irritado porque nunca imaginei que em um País como o Brasil um presidente da República pudesse, de forma mentirosa, tentar comprometer a imagem do presidente da Câmara ou de qualquer cidadão brasileiro”, afirmou durante um discurso em plenário.

Neste ano, o Bolsa Família foi extinto e deu lugar ao Auxílio Brasil. Mesmo com a mudança, ainda não é certo que os beneficiários irão receber o 13º salário. Até o momento, o governo não se pronunciou sobre o assunto.

O novo programa começou a ser pago ontem , no valor de R$ 217,18. A expectativa do Planalto é de ampliar o benefício para R$ 400 no mês que vem. Esse aumento, no entanto, ainda depende da aprovação da PEC dos Precatórios , aprovada na última semana pela Câmara. O texto, agora, está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Veja também

pixebay

Lei capixaba que garante hortas domésticas e comunitárias é sancionada pelo governador Renato Casagrande

assembleia legislativa distribui mudas

Assembleia Legislativa entrega mais de 20 mil mudas para pequenos agricultores capixabas

encontro

Encontro promove integração entre diferentes equipes do Senar-ES

medicamentos para o libano

Brasil envia mais 9 toneladas de medicamentos ao Líbano

premio de mulher de negocios

Confira as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Comunidade quilombola

Quilombolas do Espírito Santo lutam pela garantia de direitos básicos e por justiça social

arboviroses online

Saúde passa disponibilizar resultados de arboviroses de forma on-line

cesan com lucro

Cesan registra crescimento histórico de 43% no lucro em 2024