Domingos Martins e Marechal Floriano assinam pacto para aprendizagem nas escolas

Os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano receberam mais um reforço para a área da educação escolar, na última quarta-feira (14), com a assinatura do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), realizada com a presença do Secretário Estadual de Educação, Haroldo Rocha.

pacto secretarioO secretário que também visitou algumas escolas nas duas cidades, participou das solenidades de assinatura do projeto que visa o trabalho conjunto entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações que serão desenvolvidas nas salas de aula, com foco nos avanços da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

O programa que abrange tanto as escolas estaduais quanto as municipais, neste primeiro momento fará um diagnóstico da situação do ensino de cada município, para se buscar melhorias nos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica.

Haroldo explica como funcionará a metodologia deste pacto. “Com esse pacto, a proposta é que a gente colabore com os municípios e eles colaborem com o Estado, olhando a rede de ensino, cada um atendendo da melhor forma possível e fazendo um planejamento que também envolve o projeto Escola Viva”, contou o secretário.

Obras na pauta

Em Marechal Floriano, o secretário esteve presente em duas escolas que estão passando por reformas - a EEEFM Victorio Bravim, na localidade de Araguaia, e a EEEFM Emílio Oscar Hulle, na sede do município - e falou sobre essas obras.

pacto deaprendizagem nas escolas mf e dm 3“Tem duas escolas aqui na região, a EEEFM Victorio Bravim e a EEEFM Emílio Oscar Hulle, que estão em obras. A Victorio Bravim está ganhando uma nova biblioteca, melhorais no telhado, para ficar mais adequada para atender aos jovens. A Emilio Oscar Hulle está recebendo uma grande transformação, com uma obra de um milhão quatrocentos reais, com mudanças no telhado e nas salas de aula. Outras escolas também vão receber melhorias ao longo deste e do próximo ano”, contou o secretário.

Já a secretária municipal de Educação de Marechal Floriano, Edia Klippel, disse que o secretário deixou a possibilidade se construir mais uma creche no município. “O secretário sinalizou sobre a possibilidade da construção de mais uma creche no município e me pediu para enviar o projeto. Na verdade estamos pedindo duas creches, uma para a região de Araguaia e a outra para a localidade de Santa Rita, aqui na Sede, e acho que ele pode atender um desses dois locais”, contou a secretária.