Workshop debate criação de tilápias no Espírito Santo

Publicado em 10/08/2017 às 11:40

Compartilhe

Nesta sexta-feira (11), será realizado o primeiro de uma série de eventos sobre aquicultura no Espírito Santo, o Workshop Tilápia Sul, que, nesta primeira edição, acontecerá em Castelo.

O projeto Aquicultura ES pretende realizar diversos encontros com o objetivo de organizar a cadeia aquícola no Estado, em todos os setores – como a produção de camarão, peixe, rã e a maricultura. O Tilápia Sul será direcionado aos produtores de tilápia do Sul do Estado, e terá a participação de pesquisadores, alunos, técnicos e outras autoridades do setor.

Segundo a coordenadora do Programa Especial de Aquicultura e Pesca do Incaper, Lucimary Ferri “o objetivo é levar o maior número de produtores para debaterem temas atuais para a piscicultura, como o cultivo de tilápias em sistema de recirculação de água, visto que água é um bem escasso e precisamos ter sistemas sustentáveis de cultivo”.

O evento contará com palestrantes de renome nacional, como o zootecnista diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA), Manuel Braz, e debaterá temas como o cultivo sustentável de tilápias, sistema de aquaponia, perspectivas de mercado e técnicas para o aumento da produtividade e a qualidade na alevinagem de tilápias.

O workshop é gratuito e conta com 250 vagas. As inscrições para a participação ainda estão disponíveis nos sites www.seag.es.gov.br e www.incaper.es.gov.br e vão até o dia do evento, ou até que as vagas tenham sido completadas.

O Tilápia Sul é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres) e a Prefeitura de Castelo, com o apoio de diversas entidades.

Serviço:

Aquicultura ES: Workshop Tilápia Sul
Data: 11/08 (sexta-feira)
Horário: das 8h às 17h30
Local: Teatro Municipal de Castelo – Castelo – ES

Programação:

Manhã

8h às 9h – Recepção e entrega de material
9h às 9h20 – Abertura
9h20 às 10h20 – Palestra: “Cultivo de tilápias em sistema de recirculação” – Manuel dos S. P. Braz Filho – Zootecnista – Diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA)
10h20 às 10h40 – Café com prosa
10h40 às 12h – Palestra: “O sistema de aquaponia” – Manuel dos S. P. Braz Filho – Zootecnista – Diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Organismos Aquáticos (ABRACOA)

Tarde

13h às 13h50 – Palestra: “Perspectivas de mercado e técnicas para aumento da produtividade de tilápias” – Eduardo Ishikawa – Zootecnista – Gerente de Produtos Aqua da Socil
13h50 às 14h20 – Palestra: “Qualidade na alevinagem de tilápias” – Fernando Bosísio – Zootecnista – Sócio Diretor da Aquamais
14h20 às 15h30 – Diagnóstico participativo em grupos
15h30 às 16h – Café com prosa
16h às 17h30 – Apresentação dos grupos e encaminhamentos

Veja também

brasil-15-07-ft-reproducao-arquivo-pessoal-portal-ig

Picada de aranha mata turista na Bahia e amigo da vítima acusa restaurante

mundo-15-07-ft-divulgacao-Roberto-Cardassi

Empresário brasileiro suspeito de dar golpe de R$ 160 milhões é detido em Portugal

mat-paga-15-07-mundo-aviator

Os Melhores Jogos Crash Online – Diversão e Lucros Garantidos

mat-paga-15-07-ft-istockiphoto

O Papel da Psicologia nas Apostas

esporte-15-07-ft-div-gov-es-ginastas-capixabas

Dupla capixaba da ginástica rítmica garante pódio por equipe em última competição antes da Olimpíada

saude-15-07-ft-div-SESA-cirurgia

Espírito Santo soma mais de 70 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango