Vazamento de espécie de óleo derramado no Córrego Batatal em Marechal Floriano
Publicado em 12/02/2020 às 11:02
A tarde de ontem (11) foi de muitas reclamações por parte dos moradores próximos á margem do Córrego Batatal, um dos afluentes do Rio Jucu. O riacho recebeu grande quantidade de um líquido preto, semelhante ao combustível denominado de forma simples como óleo de motor de veículos.
O material despejado segundo moradores, espalhou um forte odor pela margem e os moradores prometeram procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Uma equipe da Polícia Ambiental esteve no bairro no fim da tarde de ontem.
O secretário de Interior e Transportes de Marechal Floriano, Abraão Kiefer comentou que várias pessoas o procuraram e ele as encaminhou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente que deverá realizar levantamentos da situação para descobrir a procedência do material semelhante à óleo combustível em situação de desuso.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
“O Córrego Batatal é um dos mananciais que mantém o Braço Sul do Rio Jucu e fornece água para tratamento e distribuição na sede da Capital capixaba e bairros da Grande Vitória, e assim, não devemos dispensar sujeiras nos mananciais”, disse. Abraão comentou que procurará ainda nessa manhã o secretário de Meio Ambiente de Marechal Floriano, Sérgio Ferreira para tomar as providências devidas.
O morador da mesma rua, Paulo César Corrêa, disse que o forte odor causou enjôo nas pessoas e até a noite de ontem o ar parecia estar contaminado. “Não devemos proceder dessa forma com os nossos recursos hídricos que servem para abastecer muitas cidades, mas o óleo atrapalha esse serviço”, afirmou.
Outra moradora próxima do manancial é dona de casa Zilnete Schunk. Ela comentou que muitas pessoas sentiram o péssimo odor e alguns, até deixaram suas casas momentaneamente. “Alguém tem de tomar uma providência para que a situação não volte a acontecer”, concluiu.