União Europeia adota 10° pacote de sanções contra Rússia

Publicado em 26/02/2023 às 19:39

Compartilhe

russia

Após intensas discussões, a União Europeia adotou o  10° pacote de sanções contra a Rússia por conta da guerra iniciada na Ucrânia neste sábado (25). As punições afetam 121 pessoas e entidades russas e é estimado em 11 bilhões de euros.

“Há novas e significativas restrições à importação/exportação, proibição de difusão da propaganda russa. Permanecemos unidos na nossa determinação de atacar a máquina de guerra da Rússia”, disse o alto representante para Política Externa da UE, Josep Borrell.

Conforme o europeu, as medidas ainda “miram os responsáveis pela deportação e adoção forçada de ao menos seis mil crianças ucranianas” , o que é uma “clara violação do direito internacional”.

Já o governo da Suécia, que está na presidência do bloco, informou que foram incluídas “restrições às exportações mais severas no que tange ao ‘duplo uso’ [de equipamentos] e tecnologia” .

“Juntos, os Estados-membros da UE impuseram as sanções mais incisivas e de ampla escala para ajudar a Ucrânia a vencer a guerra. A UE está unida ao lado da Ucrânia e do povo ucraniano. Continuaremos a apoiar a Ucrânia até quando for necessário”, diz ainda a nota sueca.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou a adoção do novo pacote de sanções e afirmou que “essas são as sanções mais amplas já aplicadas, que reduzem o arsenal bélico da Rússia e atingem profundamente a sua economia”. “Estamos também aumentando a pressão contra aqueles que buscam ajudar [a Rússia] a escapar das nossas sanções”, pontuou ainda .

Após o anúncio, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, celebrou a adoção do novo pacote e disse que “a pressão contra o agressor russo deve aumentar”.

“Esperamos passos decisivos contra a Rosatom [companhia estatal de energia nuclear] e a indústria nuclear russa, e mais pressão contra os militares e os bancos”, acrescentou.

Fonte: Portal iG

Foto: Pexels

Veja também

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

mat-paga-27-05-Sebrae

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora: conheça os vencedores