Trabalho de desobstrução de rios reduz risco de alagamentos em Marechal
Publicado em 01/06/2018 às 13:57

Com tempo generoso com as chuvas das últimas semanas, além da bonança das águas para a agricultura e todos os usos essenciais, a atenção com o excesso, seus impactos e transtornos é uma necessidade. Reduzir os riscos e possibilidades de transbordamentos e enchentes é uma tarefa prioritária em Marechal Floriano.
Neste sentido a Prefeitura vem agindo para amenizar os efeitos da chuva com a limpeza do leito de rios e córregos. Dessa maneira, reduzindo as obstruções, ás águas são drenadas com mais facilidade e eficiência.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, a tarefa recente é a limpeza da calha do rio que atravessa a localidade de Santa Maria de Marechal. Mas não para por aí, e outras ações já foram realizadas.
“Também já foi feita a limpeza do leito do rio Jucu e do córrego Batatal, na Sede. Nos dias de chuva mais forte a água chegou às ruas do centro, mas logo abaixou e não afetou residências”, comentou.
Sérgio disse ainda que a limpeza das calhas está sendo feita manualmente. “É para evitar que a terra retirada por máquinas volte para o leito do rio, o que deixa o serviço menos eficiente. E a limpeza manual gera menos impactos ao meio ambiente, ajudando a preservar nossos mananciais”, explica.
O secretário avaliou também que a manutenção das calhas tem ajudado a reduzir alagamentos no interior, evitando prejuízos à produção agropecuária.
“Mesmo assim o setor de olericultura vem tendo dificuldade, pois o excesso de umidade afeta a produção. O lado positivo é que as chuvas vêm ajudando a recuperar o nível dos lençóis freáticos, nascentes, poços, córregos e rios, que foram muito afetados com a seca dos anos anteriores”, pondera.