Trabalho com a PMES é apresentado no Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão

Publicado em 08/12/2022 às 15:48

Compartilhe

Trabalho-com-a-PMES-e-apresentado-no-Congresso-Brasileiro-de-Psicologia-Ciencia-e-Profissao

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) foi representada na 6ª edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão (CBP), que ocorreu em São Paulo, no mês de novembro.

Trata-se do maior evento de Psicologia do Brasil, agregando um público de cerca de 6 mil inscritos. O CBP reuniu as maiores autoridades da área da Psicologia e inúmeros profissionais e estudantes que fomentam o avanço desta ciência no país.

Uma das únicas forças de Segurança a ser representada, a PMES contou com apresentações de temas que traduzem as conexões da Psicologia com a Segurança Pública, a exemplo da divulgação do trabalho intitulado “A interface da Psicologia com a Negociação Policial: caminhos possíveis”, de autoria do aluno oficial Paulo José Pereira Leopoldino, feito em coautoria com a psicóloga e docente da APM/ES, doutora Janice do Carmo Demuner Magalhães.

Na plateia estavam presentes psicólogos militares, tanto das Forças Armadas como de coirmãs, e de graduandos em Psicologia, os quais foram surpreendidos com a possibilidade desse tipo de parceria com as Polícias Militares.

De acordo com a doutora Janice, esse tipo de experiência vivida na PMES ainda é inédita no cenário nacional e, muitos profissionais, militares e civis, desconhecem os resultados advindos das práticas. “Certamente, ao falarmos sobre esses encontros anunciamos um esforço coletivo que diz dos autores do trabalho, da Equipe de Negociação da PMES, da Universidade Federal do ES, do BME, da Diretoria de Educação e de todos que cooperam para que iniciativas deste cunho aconteçam. Esperamos que cada vez mais essas colaborações sejam fortalecidas e se tornem canais de progresso nas instituições”, referiu a pesquisadora sobre o caso da negociação na PMES que despontou no cenário nacional como uma das únicas unidades especializadas no tema a contar com parcerias civis.

Além do estudo mencionado, também foram apresentados mais dois trabalhos sobre as pesquisas com a PMES, referentes à tese de doutorado da pesquisadora e outro sobre os métodos de pesquisa com instituições policiais, este em parceria com a capitão e doutoranda Edneia Vieira Serrano.

Fonte: PMES

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial