Trabalho com a PMES é apresentado no Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão

Publicado em 08/12/2022 às 15:48

Compartilhe

Trabalho-com-a-PMES-e-apresentado-no-Congresso-Brasileiro-de-Psicologia-Ciencia-e-Profissao

A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) foi representada na 6ª edição do Congresso Brasileiro de Psicologia Ciência e Profissão (CBP), que ocorreu em São Paulo, no mês de novembro.

Trata-se do maior evento de Psicologia do Brasil, agregando um público de cerca de 6 mil inscritos. O CBP reuniu as maiores autoridades da área da Psicologia e inúmeros profissionais e estudantes que fomentam o avanço desta ciência no país.

Uma das únicas forças de Segurança a ser representada, a PMES contou com apresentações de temas que traduzem as conexões da Psicologia com a Segurança Pública, a exemplo da divulgação do trabalho intitulado “A interface da Psicologia com a Negociação Policial: caminhos possíveis”, de autoria do aluno oficial Paulo José Pereira Leopoldino, feito em coautoria com a psicóloga e docente da APM/ES, doutora Janice do Carmo Demuner Magalhães.

Na plateia estavam presentes psicólogos militares, tanto das Forças Armadas como de coirmãs, e de graduandos em Psicologia, os quais foram surpreendidos com a possibilidade desse tipo de parceria com as Polícias Militares.

De acordo com a doutora Janice, esse tipo de experiência vivida na PMES ainda é inédita no cenário nacional e, muitos profissionais, militares e civis, desconhecem os resultados advindos das práticas. “Certamente, ao falarmos sobre esses encontros anunciamos um esforço coletivo que diz dos autores do trabalho, da Equipe de Negociação da PMES, da Universidade Federal do ES, do BME, da Diretoria de Educação e de todos que cooperam para que iniciativas deste cunho aconteçam. Esperamos que cada vez mais essas colaborações sejam fortalecidas e se tornem canais de progresso nas instituições”, referiu a pesquisadora sobre o caso da negociação na PMES que despontou no cenário nacional como uma das únicas unidades especializadas no tema a contar com parcerias civis.

Além do estudo mencionado, também foram apresentados mais dois trabalhos sobre as pesquisas com a PMES, referentes à tese de doutorado da pesquisadora e outro sobre os métodos de pesquisa com instituições policiais, este em parceria com a capitão e doutoranda Edneia Vieira Serrano.

Fonte: PMES

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido