Músicos capixabas conquistam prata em festival internacional na Espanha

Publicado em 08/07/2025 às 10:59

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-07-08 à(s) 10.54.05_533f02bc

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Arquivo pessoal

A música capixaba voltou a ecoar forte no exterior. Desta vez, foi na Catalunha, região autônoma da Espanha, onde o Duo Brasità, formado pelo maestro Max Carvalho e o barítono Rafael Simas, conquistou o segundo lugar na categoria Duetos Internacionais do Festival Chorus Inside, uma das mais respeitadas competições de corais da Europa. Max também atua em corais da Região Serrana, como em Marechal Floriano.

Únicos representantes da América Latina entre grupos majoritariamente europeus, os artistas enfrentaram um cenário de altíssimo nível técnico e saíram premiados com a medalha de prata. O projeto foi viabilizado com recursos do Edital de Locomoção do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), gerido pela Secretaria da Cultura (Secult), o que permitiu a participação dos artistas e reforçou a presença da música capixaba no cenário internacional. 

Anúncio

“Nós não tínhamos em mente fazer essa viagem este ano, mas eu inscrevi o projeto e fomos premiados. Aí, nós fomos”, explicou o maestro Max Carvalho. O reconhecimento internacional não é novidade para o Duo Brasità. A dupla já havia se destacado no mesmo festival nos anos de 2019 e 2024. Em 2024, a conquista foi na Croácia, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Lelique), e contou com a participação de uma comitiva de 12 músicos do estado. 

“Para nós, é uma alegria representar o Espírito Santo e o Brasil. Fomos os únicos da América Latina na competição. Só tinha coro europeu, e nós fomos os únicos brazucas por lá. Conseguimos prata por pontuação, e isso é muito gratificante”, afirmou o maestro.

O evento foi realizado na cidade de Lloret de Mar, a cerca de uma hora de Barcelona, onde os artistas celebraram a conquista. “O cenário musical no Espírito Santo já está mudando através desses editais. Estamos aqui para mostrar que todo mundo pode alcançar voos maiores”, disse Max.

Anúncio

Além da emoção da conquista, o maestro também destacou os desafios da jornada, especialmente a comunicação com outros participantes e jurados do festival, compostos majoritariamente por europeus de países como Ucrânia, Itália, Polônia e Romênia. Mesmo com as barreiras linguísticas, o talento capixaba falou mais alto.

“O maior desafio é chegar num país que você não conhece e onde quase ninguém fala português. Lá na Espanha conseguimos nos virar com o espanhol, mas os organizadores eram de outros países. A gente vai misturando os idiomas, um pouco de inglês, um pouco de italiano, e no final tudo é entendido”, contou, com bom humor.

Max também anunciou planos ambiciosos para os próximos anos. A proposta é voltar à Croácia em 2026 com um grupo ainda maior, entre 18 e 20 músicos capixabas, dando oportunidade a estudantes da UFES e da FAMES com talento e perfil socioeconômico de vulnerabilidade.

Veja também

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins

10327

Investigado por aliciamento sexual de crianças no Paraná é localizado em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Dobradinha com grão de bico 

Agrofest_3

Agrofest Caparaó terá três dias de shows e atrações gratuitas em Muniz Freire

Monte Urubu Adventure na comunidade de Belo Horizonte, em Anchieta. Foto Acervo do evento (21)

Monte Urubu Adventure terá parapente, caminhada ecológica e shows em Anchieta

C5F48140FC274B1588958031A1EAF8AF

Matilde lança projeto para integrar atrativos e fortalecer o turismo em Alfredo Chaves

bombeiros01

Governo do ES entrega 16 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros com investimento de R$ 18,9 milhões

_dsc2293

Startups capixabas levam soluções tecnológicas do agro para missão internacional na Itália