GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta de legumes

Publicado em 22/09/2023 às 10:12

Compartilhe

GATRONOMIA

Iríamos, eu e minha esposa, dormir em Santa Mônica, Guarapari, na agradável casa de uma cunhada e, como sei que ela está de dieta, resolvi preparar algo para lancharmos lá, que fosse saudável e leve. Optei por uma torta de legumes, que pode ser saboreada quente ou fria, ao gosto de cada um.

Iniciei preparando a massa: coloquei no micro-ondas, por 1 minuto em potência máxima, um potinho com 200 g de margarina para derreter e ficar quase líquida; em seguida triturei, no processador elétrico, 400 g de biscoitos “água e sal”, até se transformar em uma farinha. Adicionei, então, a margarina líquida e processei novamente até homogeneizar. Despejei esta mistura numa forma metálica, com fundo removível, e moldei o fundo e as laterais com uma camada de massa. Levei para o forno pré-aquecido a 200 ° C por 10 minutos.

Parti para o recheio: cortei, em cubinhos pequenos, uma cenoura grande descascada, duas cebolas médias, dois alhos-porós (só a parte branca) e uma abobrinha italiana, com a casca. Dei uma branqueada (cozimento rápido em água fervente, só para dar uma amaciada…) na cenoura e refoguei, em uma frigideira com um pouco de azeite, as cebolas e os alhos-porós. Quando amaciaram adicionei a cenoura e a abobrinha. Coloquei um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e tempero seco misto.

Quando os vegetais já estavam cozidos, mas al dente, acrescentei 500 g de keischmier (também conhecido como “chimia”) e uma caixinha de creme de leite. Misturei tudo muito bem e despejei na forma com a massa já pré-assada. Deixei no forno por uns 20 minutos, até o recheio firmar. Salpiquei queijo parmesão ralado, desliguei o forno e deixei a torta dentro dele, para esfriar sem pressa. Uma hora após, enfeitei-a com fatias de tomatinho cereja e levei-a para a geladeira.

Na hora de sair envolvi a forma com filme plástico e coloquei-a dentro de uma sacola térmica.

Chegando em Guarapari foi só esperar a cunhada chegar do trabalho e servir. Para quem quis comê-la quente, aquecemos fatias no micro-ondas. Eu preferi fria mesmo! E ficou muito saborosa, agradou a todos! O contraste da acidez do keischmier com os legumes funcionou muito bem! E o recheio pode ter muitas variações, como cubinhos de presunto ou frango, ervilhas, milho, azeitonas, etc! É só dar asas à imaginação!

Veja também

WhatsApp Image 2025-08-13 at 09.25.54

Governo do Estado, Prefeitura de Linhares e executivos anunciam instalação de nova fábrica da WEG no Espírito Santo

WhatsApp Image 2025-08-12 at 16.04.21

Espírito Santo integra programas estaduais ao Café Produtor de Água e reforça compromisso com a sustentabilidade na cafeicultura

WhatsApp Image 2025-08-11 at 18.02.52

Operação policial prende três pessoas e apreende arma e drogas em Domingos Martins

redes sociais-freepik

Brasil intensifica combate à violência sexual infantil no ambiente digital

100370

Tarifas de Trump elevam preços, pressionam empregos e desaceleram economia dos EUA

{BEE2BB5B-B731-3EA8-1DDA-B5CAD8BD2CE8}

Alunos de Urânia conquistam 5º lugar na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

WhatsApp Image 2025-08-11 at 12.42.23

Escola Presidente Lüebke promove visita técnica a empresas e espaços culturais da Serra Capixaba

agronegócio-freepik

Agronegócio brasileiro bate recorde e atinge US$ 15,6 bi em exportações em julho

Últimos artigos de Gastronomia

Homus de beterraba

Fraldinha “de colher”

Risoto de carne de panela 

Panache de legumes

Penne ao molho de limão siciliano