GASTRONOMIA

Gastronomia

Torta Caprese                                                         

Publicado em 24/11/2023 às 11:22

Compartilhe

GATRONOMIA-2

Esta sobremesa foi preparada por minha esposa e servida a dois casais de amigos que almoçaram em nossa casa, em Domingos Martins, Espírito Santo. Ficou uma delícia e ninguém queria parar de comer: “só mais um pedacinho”, diziam… Então os méritos vão para ela!

A torta caprese é uma preparação tradicional napolitana originária da ilha de Capri. Uma torta de chocolate feita com amêndoas, sem adição de farinha, crocante por fora, mas macia e molhadinha por dentro. A torta caprese é a torta de chocolate mais amada da Itália, segundo dizem. Existem diversas variações, todas muito saborosas, mas o verdadeiro espírito e sabor de Capri é um só: a simplicidade.

A receita original leva farinha de amêndoas, porém nós demos o nosso “toque brasileiro” e a substituímos pela farinha de castanhas de caju, facilmente encontrada e muito mais em conta do que a de amêndoas. O resultado foi surpreendente!

Para começar devemos dar uma tostada em 300g da farinha de castanhas, numa frigideira grande, tomando muito cuidado para não deixar queimar, o que iria trazer um sabor amargo e desagradável. Feito isso, corte 250g de chocolate meio amargo em pedaços pequenos e leve a um banho-maria para que possa derreter. Atenção para que o chocolate fique totalmente derretido sem nenhum tipo de pedaço. Deixe amornar mexendo o chocolate de vez em quando.

Em uma batedeira, bata 250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente com 100g de açúcar refinado, acrescente 5 gemas, uma a uma, e por fim adicione o chocolate meio amargo, ainda morno, e a farinha de castanhas.

À parte bata 5 claras em neve com mais 100g de açúcar e, em seguida, adicione-as à mistura já preparada, com uma espátula ou colher de pau, misturando as claras de baixo para cima delicadamente.

Forre o fundo e a lateral de uma assadeira grande (24-26 cm) de fundo falso com papel manteiga untado com manteiga. Despeje a mistura nela e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 1 hora. Após este tempo, retire a torta do forno, deixe esfriar completamente e, então, desinforme.

Polvilhe ela com açúcar de confeiteiro e sua torta caprese está pronta para ser servida e saboreada! A combinação desta torta com creme chantilly ou sorvete de creme irá proporcionar uma experiência única ao paladar. Buon appetito!

Aproveite que o final de semana está chegando e teste está receita.

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo

Últimos artigos de Gastronomia

Arroz “Biro Biro”

Ossobuco suíno

Muita sacanagem!

Panna cotta com goiabada diet

Ossobuco do Bar e Restaurante Beija-flor