Terça-feira de carnaval com temporais de Norte a Sul do Brasil

Publicado em 21/02/2023 às 10:58

Compartilhe

Alertas-meteorologicos-para-21-02-2023-terca-feira

Nesta terça-feira, poucas áreas no Brasil ficam com sol ao longo do dia, como o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul e entre o norte da Bahia e o interior do Ceará. Por outro lado, de Santa Catarina ao Amazonas, muitas nuvens carregadas se formam, por influência de duas áreas de baixa pressão, na costa do Sul do Brasil e outra no Amazonas, além do calor e da umidade típicos do verão. Na costa norte do país, entre a Região Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), espalha nuvens de chuva, no estado do Pará e do Maranhão.

Região Sul


Há risco para tempestades na metade leste de Santa Catarina, inclusive a defesa civil do estado emitiu um alerta para esta terça-feira, para o alto risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, em áreas do planalto sul e norte e faixa leste, bem como em Florianópolis. Boa parte do Paraná fica com risco para temporais, inclusive na Grande Curitiba. Por outro lado, a condição de estiagem no estado do Rio Grande do Sul, continua. Mesmo com as chuvas que ocorreram na semana passada, foram pontuais e logo após veio um período de sol, o que contribui para secar o solo novamente. Nos próximos dias não deve ser diferente, as pancadas de chuva devem cair sobre o estado de forma mal distribuída e com períodos de sol, portanto não é chuva para resolver estiagem.

Região Sudeste


Há risco para tempestades no oeste, norte e faixa leste do estado de São Paulo, inclusive na capital paulista e no litoral novamente. A chuva prevista já não é tão expressiva quanto a que ocorreu no final de semana, contudo as áreas que cederam ainda estão bastante vulneráveis e por isso ainda preocupam, além disso, os temporais podem atrapalhar o trabalho das equipes de buscas. Há risco para temporais ainda no sul mineiro e fluminense. Em Belo Horizonte e no Grande Rio, as pancadas podem cair com moderada a forte intensidade e vir com raios. Já no Espírito Santo, bem como em Vitória, a chuva prevista deve ser mais isolada e passageira.


Região Centro-Oeste

Nesta terça-feira, o calor e o fluxo de umidade vindo da Amazônia, formam nuvens carregadas sobre a Região Centro-Oeste, com risco para temporais em boa parte do Mato Grosso, bem como em Cuiabá, sul goiano e faixa leste e norte do Mato Grosso do Sul. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia em Cuiabá e Campo Grande. Já em Goiânia e em Brasília, as pancadas estão previstas para ocorrerem a partir da tarde.

Região Nordeste  


Além da infiltração marítima, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) contribuem para as chuvas na Região Nordestina, nesta terça-feira, com risco de chuva moderada a forte, podendo vir com raios, em boa parte do Maranhão, inclusive em São Luís, em Salvador, Aracajú e Maceió.  O tempor fica firme do norte da Bahia ao interior do Ceará.

Região Norte

A ZCIT fica próxima do Pará, além disso, uma baixa pressão no Amazonas, o calor e a umidade favorecem as nuvens de chuva sobre o Norte Brasileiro, nesta terça-feira. Há potencial para tempestades na metade leste do Amazonas, no Amapá, boa parte do Pará e em Rondônia, incluindo ManausMacapáBelém e em Porto Velho. Em Palmas e em Rio Branco, a chuva pode cair com moderada a forte intensidade e vir com raios.


Alertas meteorológicos para 21/02/2023 – terça-feira

download

Alerta para temporais, na metade leste de Santa Catarina, boa parte do Paraná, na faixa leste, oeste e no norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, litoral sul do Rio De Janeiro, faixa norte e leste do Mato Grosso do Sul, boa parte do Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, metade leste do Amazonas, a maior parte do Pará, Amapá e norte do Tocantins.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento em boa parte de Minas Gerais, bem como em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em áreas do oeste, sul e capital, no oeste e no centro-sul da Bahia, inclusive em Salvador, em Aracaju e em Palmas.

As Rajadas de vento variam de 40 a 50 km/h no centro-oeste do Rio Grande do Sul e da Região dos Lagos (RJ) ao litoral norte do Rio de Janeiro.

Umidade do ar e estado de atenção, abaixo dos 30% no centro-oeste e no sul do Rio Grande do Sul.

Fonte: Climatempo

Veja também

agro-28-05-ft-divulgacao-seag

Governador abre a colheita do café arábica em Marechal Floriano

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-3

A comemoração dos 489 anos de Vila Velha teve show de inclusão e do Alemão do Forró

turismo-28-05-ft-divulgacao-setur

Projeto transforma Estrada de Ferro Leopoldina em polo turístico no Espírito Santo

mundo-27-05-ft-FRT-papa-guine

Mais de 2.000 foram soterrados em deslizamento em Papua-Nova Guiné

mat-paga-mundo-27-05

Dicas Infalíveis para Encontrar o Melhor Site de Poker: Uma Análise Profunda

politica-27-05-ft-Tania-Rego

Senado retoma debate de PEC que pode privatizar praias

brasil-27-05-ft-Rafa-Neddermeyer-alunos-enem

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje

mat-paga-27-05-Sebrae

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora: conheça os vencedores