Tempestade solar chega à Terra hoje, e pode causar falhas tecnológicas

Publicado em 23/01/2024 às 09:25

Compartilhe

mundo-23-01-portal-ig-reproducao

Nesta segunda-feira (22), uma nova tempestade geomagnética atingirá a Terra. Um ‘pedaço do sol’ foi expelido neste domingo e, hoje, espera-se que a massa ejetada atinja a atmosfera do nosso planeta.

“Acerto direto! Um impressionante lançamento de #tempestade solar na zona de ataque à Terra significa uma nova chance para #aurora ao meio-dia de 22 de janeiro. Poderíamos ver um G2-G3 com este se o campo magnético da tempestade estiver orientado corretamente. Rádio amador & #GPS usuários, esperem interrupções no lado noturno da Terra”, postou a física meteorológica espacial Tamitha Skov no X.

Essas supertempestades não são prejudiciais ao homem ou à natureza. No entanto, podem ocasionar falhas nas tecnologias – uma vez que as correntes elétricas são induzidas na crosta terrestre, como explicou Huw Morgan, chefe do grupo de Física Solar da Universidade de Aberystwyth, no Reino Unido, à Newsweek.

“As comunicações e a navegação GPS podem ser interrompidas. Os voos aéreos em altas latitudes são propensos a doses de radiação, exigindo cancelamento ou reencaminhamento. E há um perigo para satélites e astronautas “, afirmou o cientista.

Além disso, segundo a Administração Ocêanica e Atmosférica Nacional (NOAA), poderão ser observados algumas das “auroras mais brilhantes e ativas que se estendem mais em direção ao equador”.

Atividades solares devem atingir pico em 2024

A mais nova tempestade geomagnética faz parte do pico que a atividade solar deve atingir no ano de 2024, previsto anteriormente pelos cientistas. Mas, ainda não há evidências conclusivas de que essas atividades serão capazes de ocasionar um apagão global da Internet.

Até o momento, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) não divulgou nenhum anúncio oficial ou alerta contra qualquer possibilidade de um apagão digital relacionado a uma super tempestade solar.

Uma tempestade geomagnética ocorre quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra. Os eventos causados por erupções na superfície do Sol fazem com que partículas sejam projetadas até o planeta causando tempestade magnética, responsáveis pelas auroras boreais. Dependendo de sua intensidade, podem causar, também, falhas nas tecnologias e telecomunicações.

Fonte: Portal IG/ Foto: Reprodução

Veja também

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial

brasil-11-04-ft-Lenio-Cidreira-Liberdade-News

Acidente com ônibus de turismo na Bahia deixa 8 mortos e 24 feridos

mat-paga-11-04-brasil

Como Recuperar Conversas Apagadas do Instagram?