Sustentabilidade do café e pecuária leiteira capixaba serão destaques na Exposul Rural

Publicado em 04/04/2024 às 09:58

Compartilhe

agro-04-04-ft-div-incaper

Foto: Divulgação

O sistema agrícola capixaba – formado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) –, estará presente na Exposul Rural ES 2024. O evento vai acontecer entre os dias 4 e 7 de abril no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim, e possui o objetivo de fomentar o agronegócio, possibilitar novos negócios e a troca de experiências.

Na ocasião, profissionais da Secretaria da Agricultura e do Incaper abordarão temas que vão da sustentabilidade na cafeicultura até a pecuária leiteira. Além de painéis e palestras, o evento ainda conta com um minicurso a respeito da cultura da acerola, rodas de conversa sobre mulheres no café e brucelose, e o do lançamento do livro ‘Café sombreado: uma abordagem multidisciplinar’.

“É uma satisfação ter a Secretaria da Agricultura presente em mais uma edição desse evento de fomento de negócios da agropecuária capixaba. O Governo do Estado segue apoiando iniciativas que estimulem o desenvolvimento sustentável, a inovação, novas tecnologias e incentivam a economia do Estado”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Durante os quatro dias de exposição, um estande compartilhado entre a Secretaria de Estado da Agricultura e autarquias disponibilizará informações sobre os diversos produtos que fomentam a agro capixaba, contará com exposição e divulgação de publicações, distribuição de mudas, jogos interativos e degustação de cafés.

Exposul Rural

A Exposul Rural é um evento de fomento e desenvolvimento sustentável do agronegócio no sul do Estado. Realizada pelo Sindicato Rural e pela Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, o evento une o homem do campo às novas tecnologias e ao mercado consumidor. O objetivo é trazer a participação popular e gerar mais oportunidades de negócios com as diversas atividades técnicas, degustações e exposições de serviço do evento.

Confira a programação do estande da Secretaria da Agricultura:

Quinta-feira (04/04)

  • 13h: Palestra: Manejo de pragas em olerícolas e culturas alimentares, com o pesquisador José Salazar, D.Sc. em Entomologia.
  • 14h30: 2º Encontro sobre Juventude Rural e Sucessão Familiar e lançamento da publicação ‘Juventude rural e sucessão’ familiar, com a extensionista do Incaper Vera Martins, M.Sc. em Economia Doméstica.15h: Programa de Regularização Ambiental – PRA, com o diretor técnico do Idaf Eduardo Chagas, Engenheiro Agrônomo e M.Sc em Ciências do Solo.
  • 17h: Palestra: Nutrição mínima para recuperação de pastagens degradadas, com o pesquisador André Guarçoni, D.Sc. em Solos e Nutrição de Plantas.

Sexta-feira (05/04)

  • 11h: Minicurso: Cultura da acerola com o pesquisador Marlon Esposti, D.Sc. em Fitotecnia.
  • 13h: Roda de conversa – Mulheres do café: igualdade de gênero e agregação de valor na cafeicultura capixaba, com a extensionista do Incaper Patrícia Morais da Matta Campbell, D.Sc. em Solos e Nutrição de plantas.
  • 15h: Palestra: Cochonilhas farinhentas em cafeeiro: biologia, danos e manejo, com o pesquisador Renan Queiroz, D.Sc. em Entomologia.
  • 15h: Painel: Pecuária Leiteira – Oportunidades e desafios para o setor, mediado pelo médico-veterinário e Gerente de Planejamento Rural da Seag Guilhermo Recla. Os painelistas são: Filipe Barbosa – Zootecnista, M.sc em Agronomia e Coordenador de Produção Animal da Seag, Murilo Pedroni – Coordenador Técnico do Senar e Priscila Firmino Andrade – Médica-veterinária e Responsável Técnica do Laboratório da qualidade do Leite do Idaf.
  • 16h: Lançamento do livro ‘Café sombreado: uma abordagem multidisciplinar’, com o pesquisador João Araújo, D.Sc em Agronomia.
  • 17h: Palestra: Tecnologias para produção sustentável na cafeicultura, com o extensionista do Incaper Fabiano Tristão, M.Sc. em Agronomia.

Sábado (06/04)

  • 13h: Brucelose: Aspectos Clínicos, Importância econômica e na Saúde pública, com as Fiscais Estaduais da Agropecuária Alice Drummond e Macllene Zeferino
  • 15h: Roda de conversa sobre Brucelose, com o Fiscal Estadual Agropecuário e médico-veterinário Juliano Pereira Chaves

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

Fonte: Incaper

Veja também

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo