Submarino Titan teria feito tentativas de retornar à superfície antes da implosão

Publicado em 05/07/2023 às 11:25

Compartilhe

titan

Foto: Divulgação

O submarino Titan teria tentado retornar à superfície antes de implodir no fundo do mar , segundo Rob McCallum, ex-consultor da OceanGate , empresa fabricante do submersível. 

O Titan teria “soltado seus pesos” durante a imersão de quase 3.500 metros no oceano. O fato indica que o submarino teria tentado subir momentos antes de perder contato com o Polar Prince, navio que acompanhava a expedição para ver os destroços do Titanic.

“O relatório que recebi imediatamente após o evento – muito antes de eles chegarem – foi que o submarino estava se aproximando de 3.500 metros. Ele largou os pesos. Então perdeu as comunicações e o rastreamento, e uma implosão foi ouvida”, disse Rob McCallum, em entrevista à revista The New Yorker.

McCallum já liderou expedições ao local de naufrágio do Titanic. Ele ainda é um dos fundadores da empresa de expedições EYOS Expeditions.

Outro especialista em mergulho subaquático, James Cameron, afirmou à ABC News que o Titan soltou seu lastro para tentar emergir e que as pessoas a bordo teriam “tentando lidar com uma emergência”.

O submarino que desapareceu no dia 18 de junho com cinco pessoas a bordo sofreu uma “implosão catastrófica”, resultando na morte de todos os ocupantes, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

A probabilidade é que a câmara de fibra de carbono não tenha aguentado e cedido após tantas viagens. Mas não se sabe ao certo se esse foi o problema. 

Os destroços do submarino Titan foram resgatados na quarta-feira (28) e os possíveis restos humanos encontrados entre as partes do submersível estão sendo analisados pelos investigadores dos Estados Unidos na tentativa de descobrir o que aconteceu com a embarcação.

Não há uma previsão de quando a investigação será encerrada.

Fonte: Portal IG

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023