Com mais de 50 atrações distribuídas em sete dias de programação, a tradicional Festa da Polenta, que chega a sua 41ª edição, contará com uma farta culinária, atrações musicais e culturais e pelo menos nove tombos da polenta gigante, um dos principais atrativos. O evento será realizado de 4 a 6 e de 10 a 13 de outubro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, na Sede de Venda Nova do Imigrante.

O Zoo Park da Montanha, que fica em Marechal Floriano, recebeu a visita do governador do Estado, Renato Casagrande, que foi conhecer os primeiros filhotes de onças-pintadas nascidos em cativeiro no Espírito Santo. Acompanhado da primeira-dama Maria Virgínia Casagrande, o governador percorreu por todo o zoológico, o único do Estado, na tarde do último sábado (07).

Por mais que o feriado da Independência deste ano não será prolongado, mesmo assim não vai faltar motivos para se divertir e ainda contribuir com as festas beneficentes em Alfredo Chaves. A programação da cidade conta com show de forró, evento solidário e competição esportiva.

O Zoo Park da Montanha iniciou pela internet a eleição dos nomes dos dois primeiros filhotes de onças-pintadas nascidos em cativeiro no Espírito Santo. Com pouco mais de 70 dias de vida, os irmãos são filhos da onça Tupã e do pai Negão. Ele morreu antes dos filhos nascerem, devido a complicações de saúde.

Nesta semana tem programação especial para contemplar a beleza, perfume, forma e tamanho das orquídeas da região capixaba e proximidades. Essa opção você vai descobrir na 5ª Exposição Nacional de Orquídeas, que será realizada no Ginásio de Esportes da Escola Fioravante Caliman entre os dias 06 e 08 de setembro, com entrada gratuita. O evento inclui palestras, mostra, venda e doações.

A partir das 15 horas da sexta-feira (06), os portões se abrem para visitação. Os produtores que desejam expor suas orquídeas podem comparecer até esse horário. “A ideia é divulgar o trabalho de Venda Nova do Imigrante, que é um dos municípios que se destaca na produção de orquídea no Estado do Espírito Santo”, explica Heron Gonçalves, um dos organizadores.

Nos três dias haverá mostra e venda de mais de mil espécies de orquídeas. Vários expositores já marcaram presença. Dentre eles estão as associações de Minas Gerais e de Goiânia. No segundo e no terceiro dia, Aloísio Falqueto e Francisco Deosvando vão palestrar gratuitamente sobre o cultivo e cuidado com esse tipo de planta.

Além disso, quem for solidário receberá uma lembrança. Visitantes e moradores que levarem um litro de leite vão ganhar uma muda de orquídea. As doações desse mantimento vão ser encaminhadas ao Hospital Padre Máximo e à Pastoral da Saúde. 

Encantos que você só encontra aqui

Cada família de orquidáceas apresenta formato e combinação de cor diferentes e esses aspectos vão ser analisados no primeiro dia de feira. Cinco juízes de fora do Estado do Espírito Santo e dois capixabas vão estar presentes analisando cada orquídea. Doze categorias vão ser julgadas.

As melhores espécies de cada tipo serão premiadas. “A premiação que o expositor receber é um incentivo para valorizar a sua produção. Só pelo fato de naquela categoria ele ser avaliado com uma excelente orquídea por juízes conhecedores do assunto é uma grande conquista”, finaliza Heron.

Com informações da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante