Estão abertas as inscrições para participar de um curso na área de educação patrimonial destinado a moradores de Domingos Martins. As aulas serão presenciais, divididas em quatro oficinas e acontecerão nos dias 20 e 27 de março de 2021. Ao final do curso, os participantes ganharão um certificado com carga horária de 20 horas. As vagas são limitadas.

Proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e sítios de agroturismo da região de montanhas do Espírito Santo estão animados com o fluxo turístico dos últimos meses, considerado superior, por alguns empresários, ao de antes do início da pandemia da Covid-19.

Os turistas do Brasil já contam com mais de 120 parques nacionais abertos para visitação de norte a sul do país. Desde meados do ano passado, o governo federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem reaberto de forma gradual as Unidades de Conservação (UCs) federais. A retomada das atividades está ocorrendo de maneira segura, atendendo todos os protocolos de prevenção e controle, conforme recomendação dos órgãos de saúde.

Referência quando se fala em turismo no Espírito Santo, a região de montanhas do Estado deve ficar cada vez mais em evidência nos próximos anos, com a execução de dezenas de ações que estão sendo preparadas pelas prefeituras dos nove municípios que compõem a região turística Montanhas Capixabas. Sinalização turística, capacitações, criação de novos circuitos, investimentos em infraestrutura e embelezamento de cidades são alguns dos exemplos.

Apesar de ser um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o turismo gerou mais de 21,5 mil empregos em 2020. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. O número representou cerca de 15% dos 142,6 mil postos de trabalho que foram gerados durante todo o ano passado nos diversos segmentos da economia brasileira. Os destaques vão para as atividades de Hospedagem e Alimentação que garantiram juntas mais de 24,1 mil novas vagas.

O ano de 2020 encerrou com 2.210 empreendimentos cadastrados no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur) no Espírito Santo. A maioria é formada por meios de hospedagem, agências de turismo, restaurantes e transportadoras turísticas. As cidades de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Conceição da Barra e Serra lideram o ranking capixaba. 

Os primeiros dias dos participantes do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), realizado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), estão recheados de atividades. Os voluntários já foram ambientados nos parques estaduais Pedra Azul, em Domingos Martins, e Forno Grande, em Castelo, e atuarão até o dia 19 de fevereiro, em atividades como atendimento aos turistas, sinalização com placas, educação ambiental e apoio nas redes sociais.