Equipe técnica inicia reparos no telhado da antiga estação ferroviária de Marechal Floriano

Uma equipe técnica iniciou, na tarde de ontem (20), o serviço da recuperação do telhado da antiga estação ferroviária, atual Museu da Imigração de Marechal Floriano. Centenas de telhas do patrimônio histórico florianense foram destruídas durante a tempestade, no último dia 31 de março.

Na ocasião, houve uma forte ventania que provocou a queda das antigas telhas procedentes da França e, trazidas para o Brasil para a abertura dos trabalhos ferroviários, inexistentes na atualidade. Anterior ao surgimento da pandemia da Covid-19, o prédio recebia muitos visitantes de todo o Brasil.

Os trabalhadores iniciaram o serviço usando escadas e mudando as telhas ainda perfeitas de local para aproveitamento ao máximo. Hoje, devido ao feriado de Tiradentes, possivelmente os serviços darão uma trégua e deverão ter continuidade amanhã. Moradores de Marechal Floriano estão satisfeitos com a recuperação da antiga estação, tida por todos como um marco na história desta cidade.

O morador Eduardo Almeida afirma que o que ocorreu foi realmente um desastre para Marechal Floriano, mas ainda há tempo e material para recuperar os traços da destruição procedente pelo temporal com ventania bastante forte a ponto de retirar e destruir parte do telhado. “Queremos ver novamente a antiga estação novinha para receber os turistas”, disse.

Outro morador, Anderson Moreira, confessa que é apaixonado pelas antiguidades, e em Marechal Floriano, há um grande motivo para mantê-lo. “Uma das coisas que me atraiu para essa cidade foi a ferrovia que era coordenada pelos agentes da estação do trem, local que hoje recebe pessoas de todo o país”, afirma.