Clafoutis

Gastronomia , 03 Dezembro 2019

Clafoutis

clafoutis colunaO Clafoutis é um doce clássico de origem francesa, que consiste numa fruta, que pode ser fresca ou em conserva, coberta e assada com uma massa composta por trigo, ovos, leite, açúcar e saborizada com baunilha.

A receita original utiliza cerejas frescas inteiras, mas eu já usei figos em calda em pedaços e pêssegos em calda, também cortados em pedaços: ambas ficaram deliciosas! Além de muito simples, rápida e prática de ser preparada, não fica muito doce, desde que se use parcimoniosamente o açúcar...

Pode ser degustada após uma refeição como uma sobremesa ou num lanche, à tarde, onde cairá muito bem! E quem sabe num brunch ou no café da manhã?

Já vi algumas receitas salgadas, como de abobrinha verde e tomates, bacon com tomates cereja e ervilhas ou de batatas e ricota, entretanto ainda não me aventurei por elas. Com certeza oportunidades não irão faltar!

O último que preparei e servi num almoço de sábado para alguns casais de amigos em Domingos Martins utilizava uvas frescas sem caroço. Fiz assim: acendi o forno para pré-aquecê-lo, untei com manteiga uma assadeira de louça (escolhi uma mais elegante, pois foi direto à mesa...), espalhei umas 300 g de uvas cortadas ao meio no fundo, cobri com a massa (1/2 litro de leite, 6 ovos, 1 xícara de farinha de trigo, 100 g de açúcar cristal e algumas gotas de essência de baunilha, tudo batido no liquidificador até homogeneizar bem) e assei por uns 45 minutos até ficar firme. Então tirei do forno, polvilhei um pouco de açúcar cristalizado por cima e voltei ao forno até gratinar! Eu prefiro servi-lo morno, mas tem quem goste de apreciá-lo ainda quente...

Já tenho em mente os próximos que vou testar: de banana em rodelas (ainda não sei se prata ou nanica, que é normalmente mais doce...), de abacaxi em conserva, de morangos (abundantes na região serrana) ou de pera... Depois eu conto. E até a próxima!

 

confira botao coluna 2

 

Histórico