Estação ferroviária completa 120 anos em Marechal Floriano

Fundada em 13 de maio de 1900, a estação ferroviária da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, atualmente como ferrovia fora de ação, onde, na ocasião vendiam-se passagens e trabalhavam com cargas: o atual Museu da Imigração está completando 120 anos, nesta quarta-feira, dia 13 de maio 2020. A cidade parou no feriado.

Estação ferroviária completa 120 anos em Marechal Floriano 2O aniversário da estação é considerado oficialmente como feriado municipal em Marechal Floriano porque na ocasião da inauguração da estação houve a presença do então presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data, a Vila de Braço Sul como era denominada, passou a ser Marechal Floriano.

Para a comerciante Soraya Ambrozini, a história da fundação de Marechal Floriano é vasta e ao mesmo tempo bonita porque na ocasiã, a localidade recebeu autoridades em níveis estadual e federal. “Hoje se comemora o aniversário da fundação e por isso a denominação Dia da Estação”.

A história da fundação da estação, segundo o morador Rildo Pereira, é vaga e seria necessária uma explanação pública sobre o feriado que acontece nessa data. “Sabemos sim que houve visitas importantes na ocasião da inauguração e durante a primeira viagem houve a parada do trem na estação da localidade que se chamava Braço Sul e a seguir Marechal Floriano”, disse.

O comerciante Eduardo Andrade, afirma que o Dia da Estação pelo feriado, mostra que é de uma forma importante o que ocorreu na época da inauguração com a presença de autoridades estaduais na ocasião. “Pelo que escutamos falar, houve a vinda do presidente da República em Marechal Floriano, mas não temos certeza disso”, disse;