Curiosidades históricas

Folha Pomerana Express , 26 Fevereiro 2020

Curiosidades históricas

folha 0101Nasceu em Stettin (capital da Pomerânia) como princesa Sophie Friederike Auguste von Anhalt-ZerbstDornburg. Seu pai pertencia à família real de Anhalt (Saxônia) e serviu o exército prussiano. A jovem princesa recebeu uma excelente educação e teve uma infância calma, no entanto, posteriormente, viria a se tornar a Imperatriz da Rússia. A escolha de Sophie, como esposa do czar Pedro de Holsácia-Gottorp, resultou de diplomáticas negociações entre a imperatriz Isabel da Rússia (reinante na ocasião) e o rei Frederico II da Prússia. A ideia era fortalecer a amizade entre Rússia e Prússia e enfraquecer a influência da Áustria.Sophie não mediu esforços para se integrar a cultura russa, inclusive se convertendo à religião ortodoxa, uma afronta para seu pai que fora um fervoroso luterano. Nessa conversão Sophie passou a ser denominada de Catarina Alekseyevna, casando-se com Pedro em 1745 em São Petesburgo (Rússia).

O casamento se confirmaria um desastre, ambos mantinham amantes. Catarina não concordava com a forma calamitosa que Pedro governava, gerando grande descontentamento da população. Ela então promoveu um golpe de estado, assumiu o poder e passa a governar o Império Russo com “mão firme”. Foi fervorosa defensora das artes e da cultura. Durante seu reinado ocorreram vários ataques do Império Turco e ela se saiu vitoriosa de todos as guerras. A Rússia se tornou a maior potência da Europa daquela época. Ela ampliou em muito o território Russo, anexando parte da Polônia, Ucrânia, Lituânia, Bielorrúsia e parte da Criméia em 1783. Catarina deixou apenas um filho (Paulo I) e morreu em 1796 pouco depois de ter preparado uma invasão à República Francesa.

2. Borchardt

Uma família de origem Pomerana

folha 02O sobrenome Borchardt (também Borchert, Borchard ou Borcherding) ocorre no baixo alemão e significa “castelo forte” (variante do nome Burkhardt em alto alemão). No ano de 1316 aconteceu a primeira menção do sobrenome Borchardt em documentos oficiais na província da Pomerânia. Os primeiros portadores do sobrenome eram camponeses oriundos do condado de Altmark nas proximidades de Salzwedel, Stendal e Gardelegen (província de Sachsen-Anhalt). Estes foram convidados por volta sp ano de 1124 por mosteiros e duques pomeranos para cristianizar, povoar e fundar vilarejos na Pomerânia. Habitaram primeiramente as regiões costeiras nas proximidades de Kolberg e Greifenberg, posteriormente se espalhando por toda a província. Da Pomerânia para Pomerode emigraram tres famílias pioneiras.

folha 03A primeira de Friedrich Borchardt e Friedericke Millnitz do vilarejo de Kölpin, condado de Regenwalde. O segundo imigrante Friedrich Borchardt e Henriette Kohls sem registros de origem.

folha 04O terceiro casal de imigrantes CARL Friedrich August Borchardt e Friederike Johanne Krüger do condado de Regenwalde. O casal teve cinco filhos e quatro filhas nascidos nos vilarejos de Woldenburg, Eichhof e Pinnow entre os anos de 1846 a 1867. Imigrou com seus filhos e filhas em 26.10.1872 pelo porto de Hamburgo no veleiro Henry Knight para a colônia Blumenau, adquirindo terras na região de Testo Rega. No condado de Regenwalde, eles trabalhavam como agricultores diaristas para uma família de nobres pomeranos chamada “von Borcke”. Dois dos filhos de Carl e Friederike Borchardt merecem um destaque.

folha 05Frantz Friedrich August Borchardt nascido em 20.11.1846 na vila de Woldenburg e casado com Johanna Caroline Henriette Hordinand era o filho mais velho do casal de emigrantes e trabalhou como agricultor. A casa enxaimel na qual moravam permaneceu até meados do ano de 2000, sendo que a propriedade original ainda pertence à família Borchardt. Outro destaque é para Carl Friedrich Hermann Borchardt nascido em 14.03.1853 em Woldenburg, casado com Johanna Friederike Caroline Dallmann. Carl Friedrich Hermann era conhecido como Lehrer Fritz (professor Fritz). Foi um dos primeiros professores da escola de Testo Rega e também responsável em ministrar cultos luteranos, sacramentos e ofícios religiosos. O casal de imigrantes Carl e Friederike tiveram vários filhos e netos que perpetuam o sobrenome Borchardt presente em praticamente todos os bairros de Pomerode, predominantemente em Testo Rega, Alto da Serra, Testo Alto e Wunderwald.

3. Stellmacher

Um construtor de “carros” para os imigrantes!

O meio de transporte mais utilizado pelos imigrantes ao longo do primeiro século em terras brasileiras foi a carroça. Logo, a construção e manutenção desse tradicional meio de transporte se fazia necessário. Na região existiam muitas “oficinas” também conhecidas como Stellmacherei. Os Stellmacher’s (construtor e consertador de carroças) eram figuras presentes na comunidade e de grande valia, pois faziam a fabricação e a manutenção dos “carros da época”.

folha 06Emil Schröder de Testo Central Alto exercia essa função com muito esmero, sua Stellmacherei ficava localizada na esquina da rua dos Atiradores, na casa atualmente ocupada pelo Alambique Enxaimel. Gisela Reinicke (nascida Schröder) neta de Emil, destaca que seu avô além do conserto de rodas, construía carroças, carrinhos de mão e outros itens de madeira. Atualmente na mesma região Vilson Werling mantém uma pequena oficina e desenvolve o trabalho de restauro de rodas de carroças e outros artefatos.

4. Wij reere Plat

Gild kan man aleweegen vordaine, awer dai tijd, dai tijd.(Provérbio que o pomerodense Hermann Scheiwe sempre declarava quando exercia seu ofício de vendedor de porta em porta (Hausierer), ou seja, “tempo é dinheiro”).

Dai dood suikt ursach.(A morte procura motivos, ela sempre está à espreita) – Provérbio costumeiramente dito pelo Pastor Liesenberg que atuava em Pomerode.

folha 07Laiwer mit’m fule pans ni lëge, as mit hunger ni släpe. É preferível não conseguir dormir por causa da barriga cheia, do que não dormir por causa da barriga vazia (fome).

Ringel, ringel Ross. Woo wånt dai foss? Uuner urer bawen?
Um refrão utilizado numa brincadeira de criança onde com as duas mãos fechadas você deve adivinhar onde está o conteúdo.

 

confira botao coluna 2

 

Histórico