Sesa ativa Centro de Operações de Emergência em Saúde após chuvas intensas no Espírito Santo

Publicado em 22/01/2026 às 08:15

Compartilhe

chuva-nuvens carregadas- freepik

Foto: Freepik

Diante dos recentes episódios de instabilidade climática no Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE/SESA). A medida foi oficializada em edição extra do Diário Oficial do Estado, publicada nesta quarta-feira (21).

A ativação do COE tem como objetivo coordenar, planejar e monitorar as ações de resposta à emergência de saúde pública provocada por desastres hidrometeorológicos, conforme o Plano de Contingência vigente. A iniciativa reforça o apoio técnico e operacional aos municípios capixabas atingidos pelas fortes chuvas.

Além do COE estadual, também estão em funcionamento os Centros de Operações de Emergência em Saúde Regionais (COEs Regionais) nas quatro regiões de saúde do Estado: Central, Sul, Norte e Metropolitana.

A mobilização da Sesa teve início após os primeiros alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), que apontaram aumento da instabilidade atmosférica em todo o território capixaba, com risco moderado a alto de tempo severo entre a tarde de segunda-feira (19) e a quinta-feira (22).

Como parte da resposta, a Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde realizou sete reuniões com técnicos e pontos focais das quatro regionais de saúde, alinhando estratégias ao Plano de Contingência da Sesa para o Enfrentamento de Desastres Hidrometeorológicos, publicado em outubro do ano passado.

Equipes da Secretaria também foram deslocadas a campo nesta quarta-feira (21) para os municípios de Rio Bananal, Sooretama e Linhares, na Região Central, com a finalidade de monitorar a situação e apoiar as respostas locais.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a ativação do COE demonstra o compromisso da pasta com a proteção da população. “Estamos atentos, monitorando a situação em todo o Estado e articulados com os municípios para garantir uma resposta rápida e eficiente sempre que necessário”, afirmou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, destacou a atuação da vigilância em desastres. “Desde os primeiros alertas, nossa prioridade tem sido proteger a saúde da população capixaba, fortalecendo a vigilância, apoiando gestores municipais e garantindo respostas rápidas e eficazes”, ressaltou.

Os COEs permanecerão ativos até o restabelecimento das condições normais de saúde pública e a redução dos riscos à população.

Cuidados com a água da chuva

A Sesa orienta a população sobre cuidados essenciais durante e após períodos de chuva intensa, com o objetivo de prevenir doenças e outros riscos à saúde. Entre as recomendações estão evitar o contato direto com água de enchentes e lama, não consumir água ou alimentos potencialmente contaminados e redobrar os cuidados com a higiene.

Há risco de doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreias, que podem ser transmitidas pelo contato com água contaminada ou pela ingestão de alimentos impróprios. A Secretaria recomenda ferver ou tratar a água antes do consumo, descartar alimentos que tiveram contato com a água da inundação, utilizar luvas e botas durante a limpeza de áreas atingidas e procurar atendimento médico em caso de sintomas suspeitos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

pm apreende arma

Homem é preso após ameaçar companheira com arma em Domingos Martins

PRF carro em MF

Carro roubado no Rio de Janeiro em 2024 é apreendido em Marechal Floriano

Sharp single kitchen knife in black and white with a wooden handle and a chrome silver untarnished blade

Homem é morto a facadas em Marechal Floriano e Polícia Civil conclui inquérito

saude no feriado

Sesa informa os serviços de saúde que funcionam durante o feriado de Carnaval

1050

Carnaval: tempo firme até quarta-feira (18) no Espírito Santo

WhatsApp Image 2026-02-13 at 9.14.36 AM

PM apreende entorpecentes em Santa Maria de Jetibá

20260212_092418.jpg

Incaper inicia planejamento estratégico 2026–2030 e lança selo comemorativo dos 70 anos

4e4e5c99-b519-4605-afdb-cedc3f03ed96

PRF inicia Operação Carnaval 2026 no Espírito Santo com reforço de 50% no efetivo e uso de inteligência artificial