Serviços gratuitos destinados à mulheres são ofertados nesta quinta-feira (20) em Marechal Floriano

Publicado em 20/04/2023 às 14:26

Compartilhe

Servicos-gratuitos-destinados-a-mulheres-sao-ofertados-nesta-quinta-feira-20-em-Marechal-Floriano

Texto e fotos: Cícero Modolo

Segue até às 16 horas desta quinta-feira (20), em Marechal Floriano, os atendimentos gratuitos realizados no “Ônibus Rosa”, ação que faz parte do projeto Cidadania da Mulher. O ônibus está estacionado na Praça José Henrique Pereira, no Centro do município.

O projeto é uma realização da 20ª Subseção das Montanhas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), com sede em Domingos Martins, por meio da Comissão da Mulher Advogada, e promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES). A Prefeitura de Marechal Floriano é parceria da ação no município.

No ônibus são ofertados diversos serviços ao público feminino, dentre eles: serviços de saúde, regularização do Cadúnico, atendimentos personalizados com psicólogas e assistentes sociais, atendimento com advogados, cursos para geração de renda e a retirada da 2ª via de documentos.

O advogado Vinícius Coutinho, presidente da 20ª subseção da OAB no Espírito Santo, destacou a importância da iniciativa. “Esse é um projeto idealizado pelo Tribunal de Justiça, com apoio da Prefeitura e da nossa subseção da OAB. Nossa região de colonização alemã e italiana infelizmente possui uma forte tradição machista, e a violência doméstica está aqui, não é diferente de outros lugares do Brasil. A iniciativa, que tem também cunho pedagógico é muito importante no combate à violência contra as mulheres. Por essas razões, pretendemos retornar mais algumas vezes por ano na região”, acrescentou.

Advogada na comarca de Marechal Floriano, Rosiane Costa de Araujo ressaltou a importância da participação das Secretarias no projeto. “As Secretarias estão hoje ofertando vários serviços voltados para as mulheres que sofrem violência doméstica. Nós viemos acolher mulheres que estejam vulneráveis, que estejam sofrendo violência doméstica, no intuito de dar suporte psicológico. Aqui temos os profissionais do Creas e do Cras, temos psicólogos, assessoria jurídica e oferta de exames, para avaliar as necessidades dessas mulheres”, destacou.

Dedicada à assistência social, Hortência Pagung informa que um dos objetivos é levar conhecimento a mulheres que sofram violência. “Vivemos em uma sociedade altamente machista e patriarcal e por muitas vezes, algumas mulheres nem conseguem entender que estão no clico de violência, então, estamos aqui hoje para contribuir e mudar a realidade delas”, afirmou.

Tendo um importante papel no projeto, a servidora do TJ-Es Maria Inês Martins Veltri Costa explica mais o método de conscientização utilizado no projeto. “A gente trabalha também com cartilhas, com violentômetro e com assediômetro. O trabalho que fazemos é perguntar se a mulher sabe sobre a violência doméstica, se conhece a Lei Maria da Penha”, explicou.

Ela ainda informou que é realizada uma conversa com as mulheres. “A violência começa de uma forma muito sutil, e muitas pessoas não conseguem identificar o que ela é. Temos além da violência física, a psicológica, a patrimonial e a violência sexual, então o objetivo do ônibus é mostrar que há varias violências, porque às vezes as mulheres que passam por essas situações não são capazes de enxergar que estão inseridas nesse meio”, declarou.

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins