Senado aprova novo Refis com parcelamento de dívidas em até 15 anos

Publicado em 08/08/2021 às 11:18

Compartilhe

senado-aprova-parcelamento-de-divida

O Senado Federal aprovou, por unanimidade (68 votos), nesta quinta-feira (5),  os projetos de Lei 4728/2020 e 46/2021, que autorizam a reabertura do “Refis”, programa de pagamento de dívidas tributárias das empresas. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados. Agora chamado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp), a medida inclui as micro e pequenas empresas, que terão até 15 anos para pagar dívidas tributárias. A proposta contempla todos os portes de negócios, com descontos de 65% a 90% em juros e multas – benefício que varia de acordo com a queda de faturamento em razão da pandemia. De acordo com o projeto, que faz parte do pacote da Reforma Tributária, o prazo de adesão vai até 30 de setembro deste ano.

Além de poderem pagar dívidas com o Fisco em 180 meses, as empresas inscritas no Simples e os microempreendedores individuais (MEI), inclusive aquelas em recuperação judicial, poderão parcelar a entrada em até oito vezes. Para as demais empresas, a entrada pode ser parcelada em até cinco vezes e as parcelas pagas em até 12 anos. Pelo substitutivo aprovado, o valor da entrada será inversamente proporcional à redução de faturamento da empresa e, após o pagamento da entrada, haverá redução dos juros de forma proporcional à redução no faturamento.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o novo Refis, aliado à disponibilidade de crédito, são considerados importantes medidas para a recuperação das micro e pequenas empresas. “Em época de guerra o Refis deve ser aplicado e estamos vivendo um momento de guerra”, carimbou Melles. Reforçando a necessidade da medida, o presidente do Sebrae registrou que conta com o apoio da Câmara dos Deputados para aprovar o projeto, assim como do presidente Jair Bolsonaro e de sua equipe econômica, que em reunião em abril sinalizaram positivamente para as demandas urgentes dos pequenos negócios, convergindo esforços em favor do segmento.

Durante a votação simbólica, Fernando Bezerra (MDB-PE), relator do líder do governo no Senado, defendeu: “É importante transformar o projeto num conjunto de medidas para salvar a atividade produtiva no país, com objetivo de permitir o equacionamento de dívidas de pessoas e empresas atingidas pelos efeitos da pandemia”. Por sua vez, o senador Jorginho Mello (PL-SC), presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, afirmou que o projeto representa uma oportunidade para que pequenos negócios possam caminhar com as médias e grandes empresas: “Temos que ter atenção e olhar para esse momento de dificuldade”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

Veja também

2

Empresário encontrado morto em carro capotado em rio é identificado

WhatsApp Image 2026-03-16 at 15.17.11

Último fim de semana do Festival do Azeite Nostra Oliva terá colheita e degustação de azeite recém extraído

Pessoa fazendo exame de carteira de motorista - freepik

Credenciamento de instrutor em menos de uma hora reacende debate sobre segurança na CNH

Páscoa em VNI - capa

Páscoa em Venda Nova do Imigrante terá teatro, shows musicais e atrações para crianças

coluna-vida-saudavel

Diretriz internacional recomenda kiwi para ajudar no funcionamento do intestino

WhatsApp Image 2026-03-16 at 11.21.12

Homem é encontrado morto em carro dentro de rio em Alfredo Chaves

corpo_50371_Ricardo-FerracoLucasSCosta

Assembleia empossa Ricardo Ferraço no cargo de governador no dia 2 de abril

Agricultores-familiares-agricultura-familiar-familia-agricola-Freepik

Agricultores familiares terão acesso a cursos de qualificação voltados às compras públicas