Senac abre mais de 200 vagas em curso gratuito de Programação exclusivo para mulheres

Publicado em 05/02/2024 às 15:06

Compartilhe

estado-05-02-freepik-mulheres

O Senac Espírito Santo abriu inscrições abertas para o Programa Jovem Programadora, projeto realizado por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). São 211 vagas gratuitas no curso de Programação, exclusivo para mulheres, em 8 diferentes municípios do Estado: Vitória, Serra, Vila Velha, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Linhares e Venda Nova do Imigrante. 

O programa já qualificou 79 mulheres em 2023 e agora expande o número de oportunidades para promover mais inclusão em um mercado majoritariamente masculino. O Jovem Programadora funciona como uma porta de entrada para o público feminino, com idade entre 16 e 29 anos, ingressarem na área da Tecnologia da Informação (TI).

Samires Gomes, de 20 anos, é uma das participantes já profissionalizadas no programa e relatou a experiência que teve ao estudar no Senac-ES. “Participar do Jovem Programadora foi transformador para mim. A partir do curso de desenvolvimento de sistemas, consegui conquistar o primeiro lugar em uma Hackathon da Base27. Atualmente, estou preparada e busco novas oportunidades na área de TI”, disse. 

Uma formação com benefícios

A oportunidade, além de ser gratuita, oferece também uma metodologia inovadora e colaborativa. Conta com uma estrutura pedagógica de excelência, certificado reconhecido pelo mercado, aproximação das mulheres à tecnologia, autoestima e  assistência estudantil (transporte e alimentação). As alunas que concluem o curso ganham acesso ao Banco de Oportunidades do Senac, que conecta profissionais formados pela instituição às empresas parceiras que estão em busca de profissionais qualificados.

Para o Gerente de Programas e Projetos Sociais do Senac-ES, Romulo Gomes, a iniciativa vai além da capacitação. “Não é apenas uma oportunidade de se profissionalizar, mas um catalisador para a equidade de gênero em uma área estratégica como a Tecnologia da Informação. Nós estamos reforçando nosso compromisso com um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado”, explicou. 

De acordo com o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, o programa é uma ação efetiva, que tem o propósito de encorajar e empoderar jovens. “Nosso propósito é colaborar para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades nesse segmento. Houve um crescimento dessa área nos últimos anos, mas ainda faltam profissionais preparados e mais mulheres ocupando esse espaço”, afirmou.

Inscrições abertas

As aulas acontecem de forma presencial nas Unidades do Senac, em oito municípios capixabas. Ao longo do ano o programa prevê a oferta de 211 vagas no curso, que tem carga horária de 308 horas. Vale ressaltar que as vagas são exclusivas para mulheres de 16 a 29 anos, com escolaridade a partir do 2º ano do Ensino Médio e renda per capita de até dois salários mínimos. 

O início das aulas vai depender da unidade escolhida pelo aluno no ato do registro de interesse, que pode ser feito por meio de um formulário on-line: https://bit.ly/47YGWYP. Mais informações ou dúvidas, acesse @senacespiritosanto nas redes sociais ou entre em contato com a Central de Relacionamento: (27) 3325-8311.

Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade oferece cursos especificamente para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que ainda enfrentam dificuldade para ter acesso aos cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e para a empregabilidade.

Fonte: Senac/ Foto: Freepik

Veja também

cultura-18-04-ft-div-gov-es

Festival Santa Teresa Gourmet completa dez anos conectando público com gastronomia, música e cultura

geral-18-04-ft-negocio-rural

Fim de semana gelado em Vitória e mais 7 capitais brasileiras

brasil-18-04-ft-flipar

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

geral-18-04-freepik-dinheiro

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos

turismo-18-04-ft-div-setur

Rota dos Sabores mostra a diversidade gastronômica do Espírito Santo

arte-e-cronica

Crônica: Quais suas prioridades?

policia-17-04-ft-policia-amb

Polícia Ambiental flagra atividades de terraplanagem sem licença ambiental na Região Serrana

brasil-17-04-ft-div-portal-ig

Ministério Publico apura se o PCC está infiltrado na saúde pública de São Paulo