Seminário capacita educadores em Marechal Floriano

Publicado em 08/10/2022 às 11:57

Compartilhe

Seminario-capacita-educadores-em-Marechal-Floriano

Na última semana, foi realizada, em Marechal Floriano, o Seminário Municipal de Educação, com o objetivo de capacitar todos os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação. Com três palestras simultâneas, todos puderam refletir sobre suas práticas e perceber a importância que o trabalho colaborativo tem no fazer pedagógico das escolas.

O encerramento foi realizado na sede do município, com uma confraternização. Os palestrantes presentes foram: Cesar Nunes, Marcelo Serralva e Fábio Flores. O professor Cesar Nunes ocupa a cadeira titular na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) e proferiu a palestra “A importância do protagonismo docente e do acolhimento aos estudantes para a produção do sucesso escolar” aos profissionais do Ensino Fundamental.

Ele abordou a importância da humanização, da leitura de mundo, da empatia e da escuta sensível dos estudantes na construção de uma escola que acolhe e é significativa, além de que a “educação é um direito público, subjetivo, que precisa acompanhar a mudança transgeracional dos sujeitos e ser ofertada de modo equitativo”.

Em sua palestra, o profissional provocou os participantes a serem reflexivos quanto às suas práticas; a compreenderem que é possível superar o “status quo” da escola tradicional, adultocêntrica e propor uma escola que acolhe, que respeita os ciclos da vida e que tenha sentido para os educandos.

A palestra com Marcelo Serralva encantou por sua criatividade em trabalhar com a educação infantil através ludicidade. Todos os profissionais da Educação Infantil cantaram, dançaram e brincaram muito, envolvidos pelo dinamismo do palestrante em transformar o conteúdo em música, trazendo aprendizado e alegria com sua dinamicidade, criatividade e com o uso de instrumentos alternativos.

Já o palestrante Fábio Flores abordou sobre a valorização profissional do servidor, independente da função, o trabalho de equipe e a autoestima dos colaboradores. A palestra foi motivacional que mesclou conteúdo socioemocional, fundamentado em técnicas aplicáveis ao dia a dia. Seu humor foi contagiante e encantou os profissionais que estavam presentes.

Fonte: Asscom/PMMF – Fotos: Asscom/PMMF e Elabore

Veja também

Mulher-cai-no-rio

Mulher cai no rio Jucu após ouvir chamado de amiga falecida em Marechal Floriano

CRAS-DM

CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Ultimos-dias-para-inscricao-de-trabalhos-cientificos-academicos-na-Favesu-2024

Últimos dias para inscrição de trabalhos científicos acadêmicos na Favesu 2024

silvicultura

Mecanização é o caminho para a produtividade na silvicultura

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf-1

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados