Secretaria de Educação e Esporte de Domingos Martins promove formação de profissionais da área

Publicado em 04/05/2022 às 08:54

Compartilhe

Secretaria-de-Educacao-e-Esporte-de-Domingos-Martins-promove-formacao-de-profissionais-da-area-capa

Texto: Sidney Dalvi / Fotos: Sidney Dalvi e Mônica Nickel

Na manhã e na tarde desta segunda-feira (02), diretores, pedagogos, coordenadores, professores, auxiliares de creches e auxiliares de educação especial que compõe o sistema pedagógico e educacional de Domingos Martins participaram do primeiro encontro regional de formação, que foi realizado na EMEF de Santa Isabel, localizada no distrito de mesmo nome.

O objetivo da formação continuada foi o de retomar os estudos do documento curricular municipal, além de trabalhar a leitura e a escrita, pois devido à pandemia da Covid-19, “por quase dois anos não foi possível realizar os eventos presenciais”, afirmou a gerente pedagógica da Secretaria de Educação e Esporte (SECEDU), Roseli Gonoring Hehr.

“Estamos muito empolgados com essa retomada. Foram trabalhadas pelo psicólogo Patrick Stefanoni Kuster questões emocionais que envolvem as crianças e os adolescentes, além da parceria que estamos fazendo com a Saúde e com a Assistência Social. Da mesma forma, tivemos oficinas que foram desde a alfabetização até os anos finais, pensando na nossa prática cotidiana”, explicou a gerente.

De acordo com informações da SECEDU, mais de 300 profissionais estiveram no evento. A pedagoga, Eny Thomaz, da EMEF Eugênio Pinto Sant´ana, da localidade de São Miguel, considerou muito importante o retorno desses encontros. “Isso promove não somente a interação com os docentes, mas também a troca de experiências entre as escolas”, relatou Eny.

Oficinas e palestras que promoveram ações e reflexões

Em um determinado período do evento, os docentes foram divididos em grupos e direcionados as suas respectivas salas, de acordo com o planejamento da SECEDU, onde havia palestras e oficinas.

O diretor da EMEF de Biriricas de Cima, Silvio Junior Damm, destacou a participação dos docentes nas reuniões dos grupos. “Apresentamos um relato de experiência e essa é uma ação que oportuniza novas ideias e aprimora as diversas abordagens que temos nas salas de aulas, e quem ganha com isso é toda a comunidade escolar, principalmente o nosso estudante”, conclui Silvio.

Para Simone Vesper Binow, professora da EMEF de Soído, os momentos de formação ofertados pela Secretaria de Educação foram de extrema importância, mas a docente trouxe um alerta a todos os profissionais envolvidos, principalmente aos professores, uma vez que todos também passaram pela pandemia.

 “São momentos de troca de experiência e de relatos da prática diária dentro das salas de aula. Porém, acredito que deveria ser dada uma atenção especial para a saúde emocional dos profissionais, que estão sobrecarregados após dois anos de pandemia. Os professores e professoras precisam se sentir acolhidos dentro do sistema educacional para que possam fazer o mesmo com os estudantes, que também enfrentam não só dificuldades emocionais, como também de aprendizagem”, finalizou Simone.

O encontro continua acontecendo hoje, quarta-feira (04) no mesmo formato, durante todo o dia, mas somente para a região de Aracê, mais precisamente na EMEF de mesmo nome do distrito martinense. Da mesma forma, amanhã, quinta-feira (05), o evento ocorrerá em Pedra Azul.

Veja também

Boatos-sobre-o-fechamento-do-hospital-de-Domingos-Martins-se-espalham-apos-afastamento-de-interventor

Boatos sobre o fechamento do hospital de Domingos Martins se espalham após afastamento de interventor

Sistema-de-fornecimento-de-agua-tratada-com-defeito-sera-reparado-em-Marechal-Floriano-1

Sistema de fornecimento de água tratada com defeito será reparado em Marechal Floriano

Conheca-os-trabalhos-cientificos-vencedores-da-6a-Favesu

Conheça os trabalhos científicos vencedores da 6ª Favesu

Novos-empreendimentos-e-produtores-poderao-fazer-parte-do-e-book-Cafes-Especiais-Capixabas

Novos empreendimentos e produtores poderão fazer parte do e-book Cafés Especiais Capixabas

MEIs-com-novo-prazo-para-entrega-da-declaracao-anual

MEIs com novo prazo para entrega da declaração anual

Acidente-entre-moto-e-carro-deixa-um-ferido-em-Marechal-Floriano-1

Acidente entre moto e carro deixa um ferido em Marechal Floriano

Continua-o-trabalho-de-pintura-em-ruas-de-Marechal-Floriano-1

Continua o trabalho de pintura em ruas de Marechal Floriano

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa