Seag participa de Simpósio voltado à produção de café arábica

Publicado em 28/04/2019 às 14:53

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, na última quinta-feira (25), no Instituto Federal de Venda Nova do Imigrante, do 17º Simpósio Regional de Café Arábica das Montanhas do ES. O evento, que teve fim nesta última sexta-feira (26), tem o objetivo de discutir os avanços da cafeicultura no Estado, apresentar os bons resultados obtidos com a produção do café e as pesquisas voltadas à cultura.

A programação inclui temas relacionados ao futuro dos cafés especiais no Estado, potencialidades e gargalos para a exportação, colheita e pós-colheita, poda de ciclo da lavoura do arábica, manejo de pragas e doenças e conservação do solo e das águas.

Anúncio

Para o secretário de Agricultura, Paulo Foletto, o simpósio é um grande momento para o setor de café. “É o 17º simpósio para a gente divulgar o café de qualidade. O arábica tem sido o diferencial na produção Estado. Esse simpósio é fundamental para resgatarmos a agricultura familiar no Espírito Santo. Tem uma quantidade grande de jovens aqui que vão levar para suas propriedades experiência e conhecimento”, disse.

Seag participa de Simposio voltado a producao de cafe arabica 02O diretor geral substituto do Instituto Federal (Ifes) de Venda Nova, Erivelton Guizzardi, falou sobre a necessidade da melhoria da qualidade do produto. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, com isso, é possível gerar maior renda e desenvolvimento socioeconômico das famílias na região. Também é importante ressaltar o trabalho dos agricultores, estudantes e técnicos e demais instituições que contribuem para esse trabalho, de sempre procurar a melhoria dos cafés”, afirmou.

Segundo Guizzardi, a cooperação é fundamental para o sucesso dessa atividade. “Queria agradecer as parcerias firmadas para que o Ifes consiga produzir e transferir as tecnologias inovadoras, realizar entregas para as comunidades, com conhecimentos aplicados junto com os cafeicultores, obtendo resultados significativos de melhoria da qualidade, com isso, a melhoria da renda obtida com a venda. O Ifes está aberto a novas parcerias para viabilizar melhor ainda esse projeto de ensino, pesquisa e extensão com o café”, destacou.

Anúncio

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva