Seag faz entregas para Programa da Juventude Rural

Publicado em 22/02/2022 às 10:59

Compartilhe

Seag-faz-entregas-para-Prog

Fonte: Governo ES

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, na tarde desta segunda-feira (21), a solenidade de entrega dos equipamentos que serão utilizados nos Centros Digitais e auxiliarão no fortalecimento das práticas agrícolas. Os projetos são desenvolvidos em parceria com as escolas com viés agropecuário.

Os Centros Digitais têm como objetivos fomentar a vivência tecnológica e na informática, além de serem ferramentas para produções técnicas e culturais. Serão criados 32 Centros em parceria com alguns campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), como o de Itapina; com os Centros de Educação Rural (CEIER) e com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), vinculadas ao Movimento de Educação Promocional do Espirito Santo (Mepes).

Já o projeto de Fortalecimento das Práticas Agrícolas é uma ação que visa a ofertar tecnologias para fortalecer a agricultura familiar e a potencializar as vocações produtivas locais. Realizado em parceria com o Mepes, serão disponibilizados às Escolas Famílias Agrícolas equipamentos agrícolas e da agroindústria.

Os Centros Digitais serão compostos por computadores, notebook, tablet, multifuncional, datashow, câmera fotográfica, câmera de ação, tripé, microfone e caixa de som. Os que serão empregados no Fortalecimento das Práticas Agrícolas incluem microtrator com implementos e equipamentos de panificação.

“Ao todo, a Seag está investindo mais de R$ 3 milhões em equipamentos como aliados ao objetivo maior que é o aperfeiçoamento dos jovens no campo e na pesca, para que se tornem agentes do desenvolvimento rural”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

O coordenador do Programa da Juventude Rural, Vinícius Costa, reforçou que a expectativa é de que sejam atendidos 4.950 jovens rurais, na faixa etária de 15 a 29 anos, em 27 cidades do Estado. “Essas ações vão fomentar o protagonismo dos jovens e contribuir para a permanência deles no campo e na pesca”, disse.

“É uma política de construção, na qual o conselho teve espaço, fez uma escuta com a juventude do interior para conhecer as demandas e colocou isso no Plano Estadual de Juventude. A política pública que a Seag está entregando hoje vai diretamente ao encontro dos anseios da juventude rural e o conselho se sente bem representado”, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Juventude, Ramon Matheus.

Para o superintendente Geral do Movimento de Educação Promocional do Espirito Santo (Mepes), Idalgizo José Monequi, essas entregas são importantes para o fortalecimento da juventude no Estado. “O Governo do Estado, por meio da Seag, sempre foi um grande parceiro do Mepes, que, nesta gestão, em especial, realiza investimentos importantes para os nossos jovens, principalmente na valorização do nosso trabalho”, destacou.

Veja também

Boatos-sobre-o-fechamento-do-hospital-de-Domingos-Martins-se-espalham-apos-afastamento-de-interventor

Boatos sobre o fechamento do hospital de Domingos Martins se espalham após afastamento de interventor

Sistema-de-fornecimento-de-agua-tratada-com-defeito-sera-reparado-em-Marechal-Floriano-1

Sistema de fornecimento de água tratada com defeito será reparado em Marechal Floriano

Conheca-os-trabalhos-cientificos-vencedores-da-6a-Favesu

Conheça os trabalhos científicos vencedores da 6ª Favesu

Novos-empreendimentos-e-produtores-poderao-fazer-parte-do-e-book-Cafes-Especiais-Capixabas

Novos empreendimentos e produtores poderão fazer parte do e-book Cafés Especiais Capixabas

MEIs-com-novo-prazo-para-entrega-da-declaracao-anual

MEIs com novo prazo para entrega da declaração anual

Acidente-entre-moto-e-carro-deixa-um-ferido-em-Marechal-Floriano-1

Acidente entre moto e carro deixa um ferido em Marechal Floriano

Continua-o-trabalho-de-pintura-em-ruas-de-Marechal-Floriano-1

Continua o trabalho de pintura em ruas de Marechal Floriano

Operacao-da-Policia-Ambiental-identifica-crimes-ambientais-em-Santa-Teresa-1

Operação da Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Santa Teresa