Ruraltures começa encantando visitantes em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 16/06/2023 às 18:26

Compartilhe

abertura-rural

Texto: Julio Huber

A noite de ontem (15) foi de comemorações em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, com a abertura oficial da Ruraltures – Feira Estadual de Turismo Rural, que segue até domingo (18), no Centro de Eventos Polentão. Quem passar pelo evento vai conhecer o agronegócio capixaba por uma experiência diferente. A entrada é gratuita.

Com intuito de aguçar os sentidos e despertar a curiosidade dos visitantes, a feira tem mais uma vez o turismo de experiência como ponto focal. “A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba e, mais uma vez, tem o turismo de experiência como ponto-chave. O evento conta com a participação de pequenos negócios rurais que estão trabalhando fortemente a construção de novas experiências turísticas e terão a oportunidade de expor suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Serão quase 30 horas de programação até domingo, com mais de 140 empreendedores capixabas expondo seus produtos e sete espaços onde o visitante vai poder explorar e conhecer a história dos produtos, desde a concepção até a produção e ainda terá acesso a parte da história da imigração italiana através da “Casa Nostra”.

O espaço reproduz a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma experiência imersiva na cultura e na tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo no século XIX, trabalhar nas lavouras de café.

“A Casa Nostra promete uma experiência diferenciada, com visitas guiadas em uma parte da história da imigração italiana. Nos demais espaços também será possível conhecer as histórias dos produtos, e serão promovidos momentos de experimentação, degustação e oficinas”, conta Pedro Rigo.

Foto: Asscom/PMVNI

Ontem, durante a abertura oficial, o prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minetti, destacou a satisfação de o município sediar mais uma edição da Ruraltures. “É muito importante fomentar o desenvolvimento e a experiência do turismo. Recebemos a todos com gratidão e com orgulho”, afirmou.

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireiles, o secretário de Estado de Agricultura, Enio Bergoli e outras autoridades políticas locais e do Estado participaram da abertura do evento. Na tarde de hoje (16), o governador Renato Casagrande também visita a Ruraltures.

A Ruraltures é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sebrae/ES, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Governo do Estado (Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento) e Aderes. O apoio do Ifes, Senac, Senar e Afepol e patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

EXPERIÊNCIA CAFÉ – No espaço, será possível conhecer todo o processo, do plantio até a degustação do café de qualidade. Serão oito produtores expondo produtos e demonstrando as etapas da cafeicultura capixaba.

EXPERIÊNCIA CERVEJA – Outra bebida que conquistou o paladar dos capixabas é a cerveja artesanal que mais uma vez marca presença na Feira, com oito empreendimentos do segmento expondo seus produtos. No stand será possível consumir e conhecer o processo produtivo.

EXPERIÊNCIA FLORES – Para quem gosta de arranjos florais, o espaço vai promover oficinas e ensinar os visitantes a elaborarem os adornos de maneira profissional, com as combinações adequadas. Os produtos podem ser utilizados na decoração ou para presentear alguém.

EXPERIÊNCIA ARTESANATO – O artesanato capixaba será representado por 18 expositores que vão levar produtos de diversos municípios do Espírito Santo para a RuralturES, com oportunidade para comercialização e divulgação da cultura local.

EXPERIÊNCIA CASA NOSTRA – Destaque desta edição, a réplica de um casario vai promover uma experiência sobre a vida dos imigrantes italianos. Para conhecer o espaço é necessário fazer um pré-agendamento e para a visita guiada será cobrado ingresso. A Venda antecipada por de ser feita por meio do site: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experienciacasanostra.

Veja também

Corpo-de-mulher-encontrado-em-MF

Corpo de mulher é encontrado próximo ao Rio Jucu em Marechal Floriano

copa-futsal-feminino

Copa Verde de Futsal Feminino movimenta região das Montanhas Capixabas neste fim de semana

projetos-esportivos-dm

Projetos sociais esportivos em Domingos Martins oferecem vagas para crianças e jovens de 6 a 16 anos

dengue-em-mf

Marechal Floriano entra em alerta de alto risco com mais de 100 casos de dengue notificados

fungo-controlador

Estudo explica como um fungo pode controlar a principal praga que afeta o cultivo de milho

aedes-aegypti

Prevenção contra a dengue deve ocorrer também em propriedades rurais

saude-23-02-PMDM

Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam a Domingos Martins

WhatsApp-Image-2024-01-24-at-13.56.47-2

O poder da comunicação ao promover a inclusão social