Queijarias do Espírito Santo conquistam 21 medalhas e reconhecimentos especiais no Prêmio Queijo Brasil 2026 

Publicado em 26/07/2026 às 11:19

Compartilhe

queijarias

Foto: Arquivo Pessoal

Bruno Caetano

As queijarias do Espírito Santo voltaram a se destacar no cenário nacional ao conquistar 24 medalhas na 9ª edição do Prêmio Queijo Brasil, considerado o maior concurso de queijos e produtos lácteos artesanais do país. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira (23), durante o Festival Nacional do Queijo, em Blumenau (SC).

Anúncio

Além das medalhas, o estado também recebeu três reconhecimentos especiais. A Queijaria Fazenda Carnielli foi eleita a produtora do Melhor Queijo do Espírito Santo com o Queijo Centenário. A Vila Veneto conquistou o título de Melhor Doce de Leite do Estado, enquanto a Queijaria Sítio Hollunder recebeu o reconhecimento de Melhor Produto Lácteo do Espírito Santo com o Iogurte Natural Integral.

A Vila Veneto de João Neiva, somou oito premiações. O Doce de Leite recebeu medalha de ouro e também foi eleito o melhor do estado na categoria. A queijaria ainda conquistou cinco medalhas de prata — com os queijos Morbier, Original Otello, Colonial, Montanhês e Parmesão — e duas de bronze, para os queijos Provolone e Colonial Defumado.

Segundo o produtor Roberto Cuzini, o reconhecimento nacional fortalece o trabalho desenvolvido no campo. “Esse reconhecimento nos motiva ainda mais a produzir produtos artesanais de alto padrão de qualidade. Ele dignifica nosso trabalho, agrega valor aos produtos e eleva o nível dos empreendimentos rurais do Espírito Santo”, disse.

Anúncio

Roberto destaca que o resultado é fruto de um processo cuidadoso, desde a produção do leite até o produto final. “São fatores integrados, desde a matéria-prima produzida em nossa fazenda, passando pela fabricação, respeitando todas as etapas da produção, até a entrega de produtos artesanais de qualidade”, conclui.

Já a Queijaria Sítio Hollunder no distrito de Boa Esperança, em Marechal Floriano, também teve desempenho expressivo ao conquistar oito medalhas: ouro para o Iogurte Natural Integral e para o Queijo Coalho; prata para o Queijo Minas Padrão, Queijo Colonial e Iogurte Grego Natural; e bronze para os queijos Muçarela, Prato, Ricota Fresca e para a Manteiga Extra. O Iogurte Natural Integral ainda recebeu o título de melhor produto lácteo do Espírito Santo.

A proprietária Daniela Lopes Herbst comemorou o reconhecimento nacional, especialmente por ocorrer no mês em que a queijaria completa um ano de funcionamento. “Esse reconhecimento em um concurso de tamanha importância representa a qualidade dos nossos produtos e o compromisso que temos em entregar alimentos de excelência. Colocamos amor em cada um deles, sempre respeitando o tempo de cada processo, a higiene e o compromisso com nossos clientes”,  ressaltou.

Ela também destacou o orgulho de ver a produção capixaba entre as melhores do país. “Em tão pouco tempo receber esse reconhecimento nos deixa orgulhosos de dizer que Marechal Floriano tem queijos, iogurtes e doce de leite entre os melhores do Brasil. Nossa queijaria completou um ano neste mês e esse é o melhor presente que poderíamos receber.”, comemorou.

Além disso, a Queijaria Fazenda Carnielli em Venda Nova do Imigrante, conquistou quatro medalhas, sendo ouro para o Queijo Centenário, prata para o Queijo Tipo Resteia e bronze para os queijos Tipo Morbier e Tipo Gouda. O Queijo Centenário ainda foi escolhido como o melhor queijo produzido no Espírito Santo.

Nesta edição, o concurso reuniu um recorde de 583 produtores de 347 municípios, distribuídos por 19 estados e o Distrito Federal, que inscreveram 2.720 produtos, um crescimento de 18,7% em relação ao ano anterior. As amostras foram avaliadas às cegas por especialistas, que analisaram critérios como aparência, aroma, textura, sabor, equilíbrio e fidelidade ao estilo de cada categoria.

Ao todo, foram concedidas 478 medalhas de ouro, 750 de prata e 459 de bronze, consolidando o prêmio como a principal referência da produção artesanal de queijos e derivados lácteos no Brasil.

Para Bruno Cabral, diretor do Prêmio Queijo Brasil, o crescimento da premiação demonstra a força do setor no país. “Os números desta edição demonstram a força e a maturidade da produção artesanal brasileira. Mais do que premiar excelentes produtos, o Prêmio Queijo Brasil conecta produtores, valoriza territórios e preserva tradições que fazem parte da identidade gastronômica do país”, afirmou.

Veja também

queijarias

Queijarias do Espírito Santo conquistam 21 medalhas e reconhecimentos especiais no Prêmio Queijo Brasil 2026 

cafeicultores

Cafeicultores poderão renegociar dívidas com nova linha de crédito prevista pelo governo federal

Surprised men after the soccer match

Campanha do Ministério da Saúde orienta sobre riscos das apostas online e atendimento em saúde mental no SUS

WhatsApp Image 2026-07-25 at 12.31.19

Governador Ricardo Ferraço participa de convenção do PSB e reforça compromisso com projeto liderado por Casagrande

Thyroid gland control. Endocrinology doctor examining senior woman at a clinic.

Campanha Julho Verde alerta para sintomas e prevenção do câncer de cabeça e pescoço

WhatsApp-Image-2026-07-24-at-15.28.01-1

Mulheres do agro discutem liderança e fortalecem participação no cooperativismo durante a Feira Cooabriel 2026

ravida de gemeas siamesas

Jovem de 19 anos enfrenta gestação rara de gêmeas siamesas unidas pelo tórax e com coração compartilhado

Cais_Divulgação_4362

Praça do Cais das Artes recebe programação cultural e de lazer nos finais de semana