Queda no movimento comercial desta quinta-feira em Marechal Floriano
Publicado em 18/10/2018 às 11:00


Chegando à terceira semana do mês, como sempre ocorre, a movimentação comercial sofre queda na sede de Marechal Floriano. Estacionamentos com vagas disponíveis para carros de passeio, áreas internas de estabelecimentos comerciais vazias e prateleiras lotadas.
Estas são as mostras da atual situação das vendas no comércio local. Os comerciantes já constataram que o melhor período mensal de movimentação, de um modo geral em Marechal Floriano, é a última semana do mês, atrelada aos primeiros dez dias do mês seguinte.
Para o ferroviário aposentado da estrada de Ferro Leopoldina, José Moacyr Borgo, a cidade neste dia do mês é bem diferente do que se apresentou na primeira semana, quando não dava nem para entrar na parte frontal dos bancos onde se encontram os caixas eletrônicos. “Um jovem que trabalha retirando os pagamentos mensais dos aposentados se cansa rápido”.
O também aposentado do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem, Nilton Kiefer, comenta que a movimentação comercial de Marechal Floriano é muito dependente da classe dos aposentados. “Basta que entremos em uma loja comercial no início do mês, que nos esbarraremos em anciãos para todos os lados”, disse.
A lojista Edna Demoner garante que os comerciantes estão passando de hoje à última semana do mês uma queda de vendas nos estabelecimentos. “Mas, sempre ocorre essa desavença conosco e o cliente: ele retorna ao comércio, mas temos de ter paciência até vê-lo chegar novamente ao balcão”, disse.
Para a comerciante Gleicy Monteiro, a queda das vendas dessa ocasião não é motivo para desespero porque sempre ocorre em Marechal Floriano ao contrário também. “Vamos passar por esta situação de queda de vendas e em pouco mais de uma semana estaremos em plena normalidade”.