Prova do Paebes começa a ser aplicada nesta quinta-feira (28)

Publicado em 28/10/2021 às 16:45

Compartilhe

MG_6017

Texto: Governo ES / Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), aplica, nestas quinta-feira (28) e sexta-feira (29), a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). O público-alvo são todos os estudantes do 1º, 2º, 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e municipal. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que a participação de todos é essencial. “Os resultados do Paebes permitirão à Rede Estadual e também aos municípios fazerem um diagnóstico preciso da aprendizagem dos nossos estudantes, além do planejamento das ações para o ano de 2022, com base em evidências. Os resultados do Paebes também compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Sedu e do Índice de Qualidade Educacional, o IQE, que tem impacto no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios”, informou o secretário.

O Programa tem como objetivo avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes, ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.

Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa (LP) e Matemática (MAT), em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza (CN) serão avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

Os resultados do Paebes compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Secretaria da Educação e do Índice de Qualidade Educacional (IQE), um coeficiente aplicado ao montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios.

A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Sedu.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]

Veja também

© Washington Alves/COB/Direitos Reservados

Basquete: Brasil derrota Chile nas Eliminatórias da Copa do Mundo

© Marcello Casal JrAgência Brasil

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

© Felipe Oliveira/EC Bahia/Direitos Reservados

Brasileiro: Bahia derrota Grêmio por 3 a 1 e deixa Z4

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério

© Fernando Brito/MS

Fiocruz pede inclusão de BioManguinhos como produtor de IFA nacional

106933

Chineses ignoram governo e usam criptomoedas para mandar dinheiro para o Japão

106931

INSS: Normas temporárias para concessão de auxílio é constitucional, decide STF

106929

Campos Neto diz que inflação vai melhorar a partir de 2022