Prorrogado o prazo para cadastro de plantio de árvores e florestas nativas

Publicado em 03/05/2023 às 14:05

Compartilhe

Prorrogado-o-prazo-para-cadastro-de-plantio-de-arvores-e-florestas-nativas

Imagem de wirestock no Freepik

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) oficializou a prorrogação do prazo para cadastro de plantio de árvores ou florestas nativas com finalidade de exploração comercial, previsto na Instrução Normativa Nº008 de 04 de agosto de 2022. Agora, o produtor capixaba tem até o dia 31 de dezembro para realizar o cadastramento.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a exploração comercial definida no cadastro de plantio se refere aos produtos e subprodutos de origem nativa, como madeira (toras e toretes), lenha, palmito e sementes. “Queremos desburocratizar a exploração florestal de espécies nativas plantadas com fins comerciais, mantendo o controle de origem desse material e garantindo a preservação dos remanescentes florestais nativos”, explicou o diretor-presidente.

Com o cadastramento, o produtor não precisará mais contratar um responsável técnico para autorizar o corte das árvores, diminuindo os custos com a produção. “O nosso objetivo também é incentivar o cultivo de forma correta, para impulsionar a economia capixaba e evitar o desmatamento irregular no Estado”, disse o diretor técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca.

O formulário para efetuar o cadastro está disponível no site: www.idaf.es.gov.br/formularios, na aba Gerência de Licenciamento e Controle Florestal (Gelcof), no arquivo intitulado “Cadastro de plantio de árvores ou florestas nativas”. O arquivo é uma planilha no formato Excel contendo o formulário e uma aba com instruções de preenchimento. Em caso de dúvidas sobre como preencher, basta procurar uma unidade do Idaf no seu município. O e-mail: [email protected] também está disponível para tirar dúvidas.

Fonte: Idaf

Veja também

Drymoluber-brazili_ThiagoMarcial-capa-2

Espécies raras de cobras são redescobertas no Espírito Santo depois de décadas

agro-04-03-incaper

Incaper e parceiros vão promover eventos para valorização e empoderamento da mulher rural

capa-coluna-vida-saudavel

Epidemia de obesidade afeta mais de 62,6% das mulheres no Brasil

mundo-04-03-Divulgacao-UNRWA

Israel aceita acordo de cessar-fogo por seis semanas, diz EUA

policia-04-03-Ayrton-Freire-Inter-TV-Cabugi

Fugitivos de Mossoró invadem galpão de fazenda e polícia faz cerco

dengue-ms

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

cafe-conefora

Café canéfora tem zoneamento de risco climático atualizado

agropecuaria

Crescimento da economia brasileira é impulsionado pela alta de 15% da agropecuária em 2023