Projeto de lei cria Rota do Socol em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 26/05/2023 às 08:03

Compartilhe

socol-1

Foto: Mosaico imagem

O socol de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, já ganhou nome e sobrenome por meio da Indicação Geográfica (IG), que reconhece a procedência do produto. Agora, a iguaria tão apreciada por moradores e turistas pode ganhar um “caminho” só seu, batizado de Rota do Socol, a fim de valorizar a gastronomia e expandir o turismo local. 

O Projeto de Lei Substitutivo (PSL) 43/2023, em tramitação na Câmara de Venda Nova do Imigrante, prevê que a rota contemple pontos dentro do território da IG, nos bairros Alto Bananeiras, Vila da Mata, Vila Betânea, Providência e Tapera. Os empreendimentos – Angelim Socol, Caprinova, Dona Martha Delícias, Família Brioschi, Fazenda Carnielli, Sítio Lorenção e Tio Vé Socol – fazem parte da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), que conta com 21 associados.

A proposta, de autoria dos vereadores Erivelto Uliana, Marco Torres, Marcio Lopes e Aldi Caliman, ainda vai para votação em plenário. Segundo o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Erivelto Uliana, a criação da rota é uma forma de orientar os turistas para que façam visitação aos pontos citados. 

“É uma forma de incentivarmos os empreendimentos e a organização produtiva local. Venda Nova do Imigrante já é referência no agroturismo nacional e a rota é mais uma forma de atrair visitantes que querem conhecer esse produto tão importante para o desenvolvimento do município”, avalia.

Para chegar ao desenho da rota, os vereadores promoveram reuniões com a Assocol, que foi uma das fomentadoras da IG. Com isso, eles puderam colocar no projeto os locais indicados e aqueles que fazem parte da área contemplada pela Indicação Geográfica (IG).

A solicitação da Indicação Geográfica foi feita em 2014, aprovada em junho de 2018 e publicada no mesmo mês e ano na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Fonte: AssCom/CMVNI

Veja também

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano

geral-21-02-divulg-sala-empreendedor

Novos serviços da Receita Federal são implementados na Sala do Empreendedor de Marechal Floriano

turismo-21-02-setur

Setur debate avanços no projeto de turismo de cruzeiros no Espírito Santo

saude-21-02-Helio-Filho-Secom

Espírito Santo institui Centro Integrado de Comando e Controle de Arboviroses

mundo-21-02-Thomas-White-UNRWA-via-X

Israel atacou comboio de ajuda alimentícia da ONU em Gaza

mat-paga-21-02-mundo-freepik

A Era de Ouro das Docuseries: Como as séries documentais estão cativando o público em todo o mundo

brasil-21-02-Divulgacao-Prefeitura-do-Rio

Chanceleres do G20 debatem reforma da governança global e crise internacional em encontro no RJ