Projeto de lei cria Rota do Socol em Venda Nova do Imigrante

Publicado em 26/05/2023 às 08:03

Compartilhe

socol-1

Foto: Mosaico imagem

O socol de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo, já ganhou nome e sobrenome por meio da Indicação Geográfica (IG), que reconhece a procedência do produto. Agora, a iguaria tão apreciada por moradores e turistas pode ganhar um “caminho” só seu, batizado de Rota do Socol, a fim de valorizar a gastronomia e expandir o turismo local. 

O Projeto de Lei Substitutivo (PSL) 43/2023, em tramitação na Câmara de Venda Nova do Imigrante, prevê que a rota contemple pontos dentro do território da IG, nos bairros Alto Bananeiras, Vila da Mata, Vila Betânea, Providência e Tapera. Os empreendimentos – Angelim Socol, Caprinova, Dona Martha Delícias, Família Brioschi, Fazenda Carnielli, Sítio Lorenção e Tio Vé Socol – fazem parte da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante (Assocol), que conta com 21 associados.

Anúncio

A proposta, de autoria dos vereadores Erivelto Uliana, Marco Torres, Marcio Lopes e Aldi Caliman, ainda vai para votação em plenário. Segundo o presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Erivelto Uliana, a criação da rota é uma forma de orientar os turistas para que façam visitação aos pontos citados. 

“É uma forma de incentivarmos os empreendimentos e a organização produtiva local. Venda Nova do Imigrante já é referência no agroturismo nacional e a rota é mais uma forma de atrair visitantes que querem conhecer esse produto tão importante para o desenvolvimento do município”, avalia.

Para chegar ao desenho da rota, os vereadores promoveram reuniões com a Assocol, que foi uma das fomentadoras da IG. Com isso, eles puderam colocar no projeto os locais indicados e aqueles que fazem parte da área contemplada pela Indicação Geográfica (IG).

Anúncio

A solicitação da Indicação Geográfica foi feita em 2014, aprovada em junho de 2018 e publicada no mesmo mês e ano na Revista da Propriedade Industrial (RPI), produzida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Fonte: AssCom/CMVNI

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030