Proibida a irrigação de lavouras durante o dia na Região Serrana

Publicado em 19/01/2017 às 18:30

Compartilhe

O Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano (SRDMMF) vêm alertando os produtores rurais nas localidades dos dois municípios sobre o cenário de alerta em relação à crise hídrica que vem atingindo várias regiões do Estado.

irrigacao proibida na regiao serranaSegundo o diretor administrativo do SRDMMF, Davi Huber, está proibido qualquer uso da água, desde que não seja para abastecimento humano e animal, nos horários compreendidos entre as 05h e 18 horas.

Na última semana, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) informou que vai publicar uma resolução reestabelecendo o cenário de alerta em todo o Estado, definindo regras específicas de uso de água e recomendando uma série de ações por parte da população, dos produtores rurais, dos serviços de abastecimento, das prefeituras, dos órgãos de licenciamento ambiental e das indústrias.

A Resolução também prevê uma série de recomendações aos diversos setores da sociedade. As indústrias devem adaptar seus métodos de produção de forma a promover a sustentabilidade de seus sistemas produtivos, inclusive, adotando medidas de reúso de água residual.

As prefeituras devem adaptar seus Códigos Municipais de Postura/Conduta, com o objetivo de proibir e penalizar o desperdício de água com lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras; irrigação de gramados e jardins com água fornecida pelos órgãos e entidades responsáveis pelo abastecimento público; umectação de vias públicas e outras emissões de poeiras, exceto quando a fonte for o reuso de águas residuais.

“É preciso ter cautela e continuar com a adoção de práticas de uso racional da água no campo e na cidade. Todos os esforços empreendidos na mudança de comportamento da população durante a estiagem e que resultaram em uma importante economia de água devem ser resgatados”, salientou o diretor-presidente em exercício da Agerh, Antônio de Oliveira Junior.

Davi ainda fala da determinação que vale inclusive para aqueles usos outorgados ou com protocolados. “Quaisquer captações flagradas fora do horário permitido serão consideradas irregulares e sujeitas às penalidades. Aquelas regiões que possuem Acordos de Cooperação Comunitária deve procurar conhece-los e segui-los”, ressalta Davi.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!