Produção de cafés de qualidade ganha notoriedade e incentivo em Marechal Floriano

Publicado em 12/11/2021 às 08:41

Compartilhe

A família Douro é destaque em Marechal Floriano com a produção de cafés especiais

Texto: Juliano Rangel / Foto: Julio Huber

A qualidade da produção de cafés do município de Marechal Floriano é algo atestado e premiado em vários concursos no país. Com apoio e incentivo da administração municipal, o trabalho que vem sendo desenvolvido por diversos produtores tem se destacado além do sabor e ganhado notoriedade e adeptos em várias regiões da cidade.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, a expectativa de crescimento da produção é alta. “Com a nova visão por melhores preços em processo de torra do café e empacotamento, a expectativa é de agregar valor ao produto”, resumiu Sérgio. 

No município, o incentivo à produção conta com a parceria da Prefeitural, da Secretaria Estadual de Agricultura e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), essa última entidade por meio do trabalho do extensionista Cesar Abel Krohling. 

Além do trabalho na área da cafeicultura, o secretário destaca outras iniciativas promovidas pela pasta, como o incentivo à regularização dos produtores para se adequarem ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). O estimulo ao trabalho dos produtores artesanais e de outras atividades também segue na pauta da Secretaria.

Atividades práticas

No último mês de setembro, a administração municipal e o Incaper promoveram o Dia de Campo do Café Arábica, na localidade de Victor Hugo, na propriedade da família Douro, que, em 2020, venceu o prêmio Coffee of the Year (COY), na categoria Café Arábica. 

Por meio de um evento prático, foram realizadas palestras em meio às lavouras da família. Os participantes foram divididos em grupos para cada estação, no qual foram destacados aspectos como renovação das lavouras, espaçamento, cultivares, formas de calagem, adubação do cafeeiro e a demonstração de resultados. 

O secretário enfatiza que através de todas essas informações geradas, a expectativa é de que os produtores rurais da região tenham benefícios capazes de se refletir nos resultados, com índices elevados de produtividade e de qualidade. “Juntamente com essas parcerias especializadas, o trabalho do agricultor do nosso município será elevado em suas propriedades”, encerrou Sérgio. 

Veja também

© Ale Cabral/CPB/Direitos Reservados

Medalhistas prestigiam Festival Paralímpico, que ocorre neste sábado

© Leonardo Moreira/FEC/Direitos Reservados

Fortaleza se classifica para sua primeira Libertadores

© Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

Vice-campeão Flamengo empata com rebaixado Sport em Recife

© José Tramontina/athletico.com.br/Direitos Reservados

Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

107879

Comissão da Câmara faz audiência na quarta sobre piso para enfermagem

© 28/10/2021_Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: estado do Rio está com risco muito baixo pela segunda semana

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 615,4 mil óbitos

© Carol Morelli/Arquivo Pessoal

Quarteto feminino bate recorde mundial de natação master