Produção de banana é tema de excursão técnica para famílias rurais em Alfredo Chaves

Publicado em 02/04/2017 às 13:12

Compartilhe

Nesta quarta-feira (29), agricultores familiares das comunidades Biriricas, Galo e Panela, de Domingos Martins, participaram de uma excursão técnica sobre a cultura da banana, que aconteceu nas propriedades das famílias Pinon e Zambon, no município de Alfredo Chaves.

Os agricultores fazem parte das 60 famílias rurais contempladas pela chamada Pública SAF/DATER nº 10/2012 para seleção de entidades executoras de assistência técnica e extensão rural para promoção da agricultura familiar sustentável, lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O coordenador do Polo de Banana do Espírito Santo, extensionista e chefe do escritório local do Incaper em Alfredo Chaves, Alciro Lamão Lazzarini, apresentará noções de sistema de produção, colheita, pós-colheita e comercialização. Nos bananais é possível encontrar os tipos “Prata”, das variedades “Japira” e “Vitória”, desenvolvidas pelo Incaper, “Gorotuba” e “Anão”, além das bananas nanicas. As famílias produtoras também relataram as suas experiências durante a excursão.

Os agricultores foram acompanhados pelos extensionistas João Miranda dos Santos, chefe local, Vera Lucia Martins Santos, do escritório local do Incaper de Domingos Martins, e Hanny Heni Pereira, lotada em Pedra Azul.

Segundo João Miranda, a iniciativa surgiu da própria demanda dos agricultores de Domingos Martins, após o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). “Alguns deles querem aprimorar o conhecimento sobre as lavouras de banana prata e outros têm interesse de conhecer outras variedades atraentes para o mercado”, disse.

O Espírito Santo conta com 23 mil hectares de plantação de banana, presentes em 17 mil propriedades rurais, o que gera mais de cinco mil empregos diretos advindos da mão de obra da agricultura familiar. Deste montante, 80% são banana “Prata”, 15% são da “Terra” e 5% do grupo das “Cavendish”, conhecida como banana “D´água” ou “Nanica”.

O município de Alfredo Chaves possui três mil hectares de plantação de banana. São nove variedades, incluindo as mais tradicionais, as que são resistentes à “Sigatoka Negra” e mais de mil hectares com o cultivo da “Japira” e “Vitória”.

Veja também

geral-16-02-policlinica-pmmf

Vagas de emprego com salários de quase R$ 2 mil em Marechal Floriano

cultura-15-07-ft-divulgacao-candidatas-festa-morango

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

geral-15-07-ft-gov-es-confecao-roupas-unidade-prisional

Unidade prisional confecciona conjuntos em TNT para pacientes em situação de rua

brasil-15-07-ft-Reproducao-Redes-Sociais-PMERJ-eperacao-policial-Rio

Rio tem megaoperação policial em dez favelas na manhã desta segunda

mundo-15-07-ft-Rebecca-DROKE-ataque-Trump

Trump dá primeira entrevista após levar tiro: ‘Deveria estar morto’

geral-15-07-ft-Renan-Louzada-incendio-pedra-azul

Incêndio em Pedra Azul é combatido por equipes dos bombeiros

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios