Produção artesanal resgata sabores e o potencial da biodiversidade gastronômica brasileira 

Publicado em 30/09/2023 às 05:21

Compartilhe

mel-de-cacau

Cada vez mais, os consumidores brasileiros passam a ter acesso a novos sabores e ingredientes antes restritos aos seus locais de origem e hábitos de consumo regionais. 

Com a valorização da produção familiar e de produtos com manejo sustentável por parte do consumidor, aliados à qualificação dos processos e comercialização on-line, essa tendência evidencia o potencial da economia criativa no segmento gastronômico e seu impacto na geração de renda e incremento dos negócios em diversas comunidades brasileiras.

É o caso, por exemplo, dos empreendedores e artesãos das comunidades de Regência Augusta e Povoação, localizadas no norte do estado do Espirito Santo, que contaram com metodologia desenvolvida e aplicada pela Associação de Culturas Gerais – ACG e curadoria do designer Ronaldo Fraga para qualificar seus processos criativos, produtivos e gerenciais.

Anúncio

A partir dessa consultoria, desenvolveram uma linha específica de produtos para comercialização online para todo o Brasil e exterior, que inclui produtos inusitados como cerveja e chá de aroeira,  mel e melaço de cacau, farofa de soja, sorvete de jaca e empada de fruta pão, entre outros.

Também vale destacar que esse tipo de produção, além de contribuir para o aumento de opções e acesso a diversidade gastronômica brasileira, amplia o conhecimento sobre as tradições e hábitos de consumo das respectivas localidades.

Segundo Ronaldo Fraga, profissional com ampla experiência em processos de qualificação produtiva de empreendedores familiares, o foco do projeto foi provocar, junto aos participantes, “um olhar para a história da formação dos povoados e seu entorno”, privilegiando frutos e ingredientes regionais.

Anúncio

Denominada “E o que dizem as águas…”, a linha de produtos é composta por bebidas, doces, geléias, pães, méis e chocolates, entre outros, fabricados artesanalmente em pequenas quantidades e com ingredientes cultivados por produtores locais.

“O principal objetivo foi estimular os saberes e fazeres tradicionais dessas comunidades e também incluir outros saberes para trazer emprego e renda”, acrescenta Fraga.

Os produtos da coleção “…E o que dizem as águas?” podem ser adquiridos no site: www.eoquedizemasaguas.com.br  e no instagram: @eoquedizemasaguas.

Veja também

Hands of men desperate to catch the iron prison,prisoner concept,thailand people,Hope to be free.

Homem procurado por crime cometido há 19 anos é preso por suspeita de homicídio em Domingos Martins

henrique produtor de café

Com apoio do crédito rural, cafeicultor moderniza a propriedade e amplia a produção

igreja Nossa Senhora Auxiliadora

Festa dos Pais em Soído de Baixo terá missa, boi no rolete e ação solidária

WhatsApp Image 2026-07-31 at 16.17.500

Motociclista morre em acidente entre caminhões na BR 262 em Domingos Martins

posto de gasolina - magnific

Nova mistura de gasolina com 32% de etanol passa a valer a partir de 1º de agosto

Edição 2025 da Mec Show, realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra

FINDES apresenta ecossistema de inteligência artificial e reforça protagonismo na Mec Show 2026

bandeira - brasil- EUA- MAGNIFC

Brasil aciona OMC e contesta tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros

dia-da-penitencia-768x432-JULIO-HUBER

Tempo muda no Espírito Santo com chegada de frente fria e previsão de pancadas de chuva