Primavera e verão podem ser mais quentes no Espírito Santo

Publicado em 28/07/2018 às 11:21

Compartilhe

Apesar de ainda ser difícil bater o martelo, os meteorologistas estão na expectativa de que a primavera/verão 2018/2019 sejam marcados pelo fenômeno El Niño. Para o Espírito Santo, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico significa que as estações mais quentes do ano serão de ainda mais calor. Segundo o Instituto Climatempo, há 70% de chances de formação do fenômeno nos próximos meses.

“A tendência é de que as temperaturas subam. 2014, 2015 e 2016, a temperatura do pacífico estava mais aquecida e a temperatura da primavera e verão foram mais elevadas. Então, a tendência é de que tenhamos sim uma primavera e um verão mais quentes do que foi, principalmente, o ano passado, quando a água do pacífico estava mais fria. A sensação de calor deve retornar durante o verão”, explica a meteorologista do Instituto Climatempo, Graziella Gonçalves.

Outros profissionais da área ainda consideram cedo para dar o aval de que o fenômeno realmente vai acontecer, apesar de as previsões numéricas apontarem para isso. “A previsibilidade ainda pode mudar. É cedo para afirmar que teremos El Niño. Neste mesmo período, no ano passado, havia previsão de que o fenômeno se formaria no início deste ano, o que não aconteceu. Em alguns meses, teremos um prognóstico com menos dúvida”, ressalta o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes.

A seca vai voltar?

Em relação às chuvas, o meteorologista do Incaper, Bruce Pontes, explica que ainda não foi comprovado que o El Niño afeta o regime das águas no Espírito Santo, portanto, não há motivo para se alarmar para a volta da seca, caso a ocorrência do fenômeno se confirme.

“O El Niño afeta o regime de chuva no Norte do país, em parte do Nordeste e no Sul. No Sudeste e Centro-Oeste, ele deixa a temperatura mais alta, mas não há comprovação de mudança nas precipitações. A seca que ocorreu em 2014 e 2015, que foi um período de El Niño, pode ter sido apenas coincidência”, avalia.

Veja também

Thiers Turini

Modal Expo 2025: credenciamento aberto para primeira feira de logística, transportes e comércio exterior do Espírito Santo

capa

Noite de bênção e esperança: casais se reúnem na Festa da Penha 2025

FOTO ONU - 1

Colunista do portal Montanhas Capixabas representa o Brasil em evento na ONU sobre pessoas com síndrome de Down

corpo_48483_ToninhodaEmaterLucasSCosta-1

Circuito do Chapéu em Domingos Martins pode se tornar rota turística estadual com projeto de lei

Feijao-e-arroz-irregular

Mais de 30 toneladas de arroz e feijão são apreendidas por inconsistência no tipo informado

capa-coluna-vida-saudavel-4-768x427

Médica capixaba esclarece boatos das redes sociais

Imagem do WhatsApp de 2025-04-21 à(s) 11.59.20_2b7a0b66

Desafio da natureza urbana 2025: Santa Teresa é o único município capixaba que participa do maior evento de ciência cidadã do mundo

WhatsApp Image 2025-04-17 at 14.38.46

Espírito Santo sedia 3º festival brasileiro da pimenta-rosa em maio