Previsão de ventos fortes e chuva fraca nesta quarta-feira (22)
Publicado em 22/09/2021 às 12:01

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira
Pancadas isoladas de chuva fina, acompanhada por ventos fortes, provocaram uma queda repentina na temperatura em boa parte do Espírito Santo. Na Região Serrana, como estava previsto pelos institutos meteorológicos, foram registradas fortes rajadas de ventos, mas não provocaram prejuízos aos moradores.
De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no dia em que marca a passagem para a Primavera no Hemisfério Sul, o avanço de um sistema frontal provoca esse aumento da instabilidade no Espírito Santo. Há previsão de chuvisco/chuva fraca nesta quarta-feira (22) em todo o Estado ao longo do dia.
Segundo meteorologistas do Incaper, as temperaturas máximas terão declínio acentuado e os ventos ganham força, com possibilidade de rajadas em alguns trechos do território capixaba. Na manhã desta quarta-feira, o céu estava coberto de nuvens, ameaçando chover mais e com os ventos constantes em municípios da Região Serrana, como em Marechal Floriano e Domingos Martins. A previsão é de que nas áreas menos elevadas da Região Serrana, a temperatura mínima seja de 15 °C e máxima de 28 °C. Já nas áreas altas, a mínima deve ficar em 13 °C e máxima de 26 °C.
O servidor Santo Gomes, de Marechal Floriano, disse que ao encerrar o expediente na noite de ontem (21), foi surpreendido por uma chuva fina e ventos fortes aparentando que a estiagem que se mantém há mais de uma semana, seria encerrada com a ameaça de fortes chuvas. “Enganei-me pensando que choveria forte, mas as chuvas foram verdadeiros chuviscos”.
O lavrador Carmelino Entringer, de Alto Marechal, que produz folhosas, temperos verdes e frutas, afirmou que a chuva fina veio para molhar tudo e os ventos não espalharam as nuvens. “Por Isso estamos contentes porque não precisaremos ter o trabalho de molhar as folhas”, comenta.